Prefeitura Municipal de Bastos

 

                                  Secretaria de Educação e Cultura

                                                  Av. 18 de Junho, 250 - Centro - Telefone: (14) 3478-1115

                                                             E-mail: pmbseced1@bastos.sp.gov.br

                                                                             Bastos - SP

 

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bastos funciona junto ao prédio do Centro Cultural Professora Tsuya Ohno Kimura sito à Av. 18 de Junho, 250 , Centro.

A rede municipal da educação surgiu com a criação da Escola Municipal  de Educação Infantil, com sua sede situada à Rua Duque de Caxias, 630, centro, mantida e Administrada pelo Poder Público Municipal, com seu funcionamento autorizado pela Resolução SE nº 196, de 07 de agosto de 1995. Atualmente contempla a educação infantil, nas modalidades de creche e pré-escola, e o 1º ano do Ensino Fundamental. Para atender a determinação legal de implantar o Ensino Fundamental de nove anos (lei nº 10.172/2001) as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), que atendem alunos de Primeiro Ano do Ensino Fundamental, passaram, por meio do Decreto Municipal 508/09 de 26 de janeiro de 2009, a denominarem-se Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental (Emeifs).

Na educação infantil, o município possui 05 creches com crianças de 0 a 3 anos, que são distribuídas por proximidade das residências :

EMEIF Leonildo Manzano ( antiga EMEIF II )

Rua Brasília, 320 – Vila Modro

Fone:3478-5004

EMEIF IV

Rua Bem Te Vi, 165 – Jardim Esplanada

EMEIF VI

Seção Cascata

Fone: 3478-1483

EMEI Manoel Jorge Filho ( antiga EMEIF VII )

Rua Cidade de Kumano, 350 – Jardim Laranjeiras

Fone: 3478-7013

EMEI Antério Fernandes ( antiga EMEIF VIII )

Rua Emílio Monteiro, 255 – Jardim Novo Bastos

Fone: 3478-2740

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Das creches citadas a EMEIF VI fica na Seção Cascata, zona rural, criada para atender à demanda de granjas das imediações. Em 2012, o poder executivo conseguiu através de uma parceria com o Estado, Programa Creche Escola, a construção de outra  creche na zona rural, uma vez que a economia do  município gira em torno das granjas e as mães necessitam de creches para deixar seus filhos enquanto trabalham.

As crianças de 4 a 5 anos estudam na pré-escola, com 3 unidades  no município.

 EMEIF PROFESSOR MAURO DEMARCHI ( antiga EMEIF I )

Rua Duque de Caxias, 630 – Centro

Fone: 3478-2462

EMEIF III

Rua General Osório, 1006 – Centro

Fone: 3478-2281

EMEIF V

Rua dos Tucanos, 315 – Jd. Esplanada

Fone: 3478-1200

Na parte pedagógica, há uma equipe composta por uma Assistente Técnico-Pedagógica, que é a formadora das coordenadoras pedagógicas, que são duas: uma responsável pelas creches e outra, pela pré-escola. Até 2010, a rede não possuía coordenadores pedagógicos, por isso, com nomeação de duas em 2011, elas passaram a receber formação para que, através de encontros, organizados pela assistente técnico-pedagógica adquiram maiores competências para oferecer aos professores o apoio necessário.

Se a Educação Municipal almeja um ensino de qualidade e o professor é o que mais diretamente trabalha com as crianças, a formação dos mesmos é uma meta para que possam enfrentar as novas exigências e, com isso, tornarem-se melhor preparados para um ensino de qualidade. 

           

 

A Secretaria da Educação tem como:

 

Visão

Ser referência por um ensino de qualidade que atende à formação exigida pelo mundo moderno.

 

Missão e Abrangência

Garantir um ensino de qualidade a todas as crianças nas modalidades de ensino que cabem ao município (Educação Infantil e 1º ano).

 

Princípios e Valores

Busca da excelência, Respeito às diferenças, Ética, Comprometimento, Transparência, Profissionalismo. Responsabilidade

 

A Secretaria Municipal da Educação oferece, em parceria com a Secretaria da Saúde, atendimento odontológico nas próprias unidades. Uma psicóloga fica na Secretaria para atender aos alunos, pais e professores que estiverem necessitando de orientações: há um trabalho conjunto de pais, professores e psicóloga. Quanto à fonoaudióloga, essa profissional atende àquelas crianças que estão com problemas na fala e na audição para detectar, do mesmo modo, os problemas auditivos que estão afetando a aprendizagem. Com esse tipo de atendimento os professores sentem-se muito mais amparados quando se deparam com tipos de problemas em que os seus saberes não são suficientes para encontrar respostas adequadas a essas questões.

 

PARCERIAS

Governo Estadual:

Programa Ler e Escrever – 1º ano do Ensino Fundamental

Governo Federal:

Alfabetização na Idade Certa

Livro Didático – PNLD

 

CAPACITAÇÕES

“Sistema de Escrita” – capacitadora Célia Regina Bérgamo Yaegashi

Participantes: professores e educadores da rede municipal

 

“Pacto pela Alfabetização na Idade Certa” – Orientadora de estudos : Célia Regina Bérgamo Yaegashi

Participantes: professores do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal

 

Incentivo à Leitura

            A Educação trabalha muito no sentido de incentivar o hábito de leitura e para isso a Prefeitura investe em acervos literários, importantes para a formação dos alunos.