Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 06 de Janeiro de 2023

Descarte de lixo em local incorreto pode ocasionar multa de R$ 1.382,15

Equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está a disposição para esclarecer as dúvidas

Descarte de lixo em local incorreto pode ocasionar multa de R$ 1.382,15

A prefeitura de Bastos através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa à população que está realizando o recolhimento de pilhas, baterias e lâmpadas usadas na sede na secretaria localizada no Recinto de Exposição, na entrada pela Avenida 18 de Junho. Já o lixo eletrônico (computador, televisor, rádio e utensílios eletrônicos em geral), devem ser descartados no pátio do Barracão da Reciclagem localizado em frente ao Estádio Osório Carnevalli, no local existe um contêiner pequeno de cor Branca, que fica com a porta apenas encostada, neste “baú” a população poderá estar depositando os eletrônicos que não tem mais utilidade.

O munícipe também deve estar atento ao local correto para o descarte dos inservíveis, dos restos de construção e das podas.

Após a desativação completa da área utilizada na estrada BAS 010, próximo à pista de Motocross, foi estabelecido que podas de árvores devem ser encaminhadas para a empresa de compostagem Adubos Buzantão, localizada na Sessão Cascata (sentido a cachoeira). A empresa trabalha com compostagem e firmou parceria com a prefeitura para estar recebendo este tipo de material.  Por força de lei a prefeitura só pode realizar o recolhimento das podas nas áreas verdes que pertencentes a municipalidade.

Pneus velhos, lixo volumoso (pallets de madeira, sofás, camas e móveis em geral) e Lixo doméstico (quando o munícipe não tem acesso à coleta de lixo doméstico, que é o caso dos moradores ou proprietários de chácaras de lazer), devem ser descartados no pátio do Barracão da Reciclagem. Mas atenção:

-Pneus devem ser depositados no contêiner maior de cor branca (que está suspenso);

- Lixo doméstico deve ser acondicionado no contêiner aberto de cor branca;

- Lixo volumoso deve ir para o contêiner de cor azul (caso estiver lotado, o material poderá ser depositado ao seu lado).

Os restos provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras da construção civil (tijolos, telhas, revestimentos cerâmicos, blocos, tubos de concreto, argamassa, areia, pedra, etc), devem ser descartados no ponto que fica no final da Avenida Gaspar Ricardo (Zona Sul).  A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pede a compreensão e a ajuda da população para não descartar junto a este material, vidro, madeira, plástico e papelão, já que uma vez misturados fica difícil realizar a triagem e dar a destinação final, tal prática pode causar a interdição do local.

Quem faz requerimento para o uso das caçambas também deve estar atento para não misturar restos da construção civil com o lixo volumoso. Nos casos onde o lixo está misturado na caçamba a prefeitura pode exigir que o solicitante efetue a separação.

O descarte de lixo em local incorreto pode ocasionar multa de R$ 1.382,15 conforma a lei municipal 1610/02.

A Equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente comunica que está de portas abertas em sua sede no Recinto de Exposições ou pelo telefone (14) 3478 6814 para esclarecer todas as dúvidas.