Obras - Quarta-feira, 14 de Junho de 2023

Bastos é contemplado com o Programa Calçadas Acessíveis do Governo do Estado

O objetivo principal do investimento é o de garantir segurança e qualidade de vida à população

Bastos é contemplado com o Programa Calçadas Acessíveis do Governo do Estado

Para garantir a acessibilidade da população, a prefeitura de Bastos vem realizando uma série de melhorias por todos os bairros, principalmente na área central que possui maior movimentação de pedestres. Em 2017, de autoria do executivo, foi instituído o programa calçada social onde o município cede os materiais necessários para a construção, reforma e melhorias nos passeios públicos aos proprietários de imóveis urbanos, edificados, que possuem renda familiar de até 3 (três) salários mínimos. Cabendo ao proprietário do imóvel a construção do passeio público em um prazo previamente estabelecido. Com guias extremamente altas para o padrão usual, a travessia de uma calçada para outra na área central da cidade era uma jornada difícil e perigosa principalmente para idosos, crianças, pessoas com necessidades especiais, cadeirantes, gestantes entre outros. Por esta razão em 2019 com recursos próprios foram feitas rampas de acesso em vários quarteirões da área central, facilitando o deslocamento da população. Em 2020 foram implantadas faixas elevadas de travessia nos seguintes pontos: Escola Harue Matsumoto Asakawa, Escola São José, Creche da ABAI, Bratac e Kaikan. Este tipo de obstáculo físico força a redução da velocidade de veículos que transitam pela via e garantem uma travessia segura aos pedestres. Seguindo com os investimentos na área de acessibilidade, em 2023 o município está sendo contemplado com o “Programa Calçadas Acessíveis do Governo do Estado”. A obra já foi licitada e aguarda aval da Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação dos recursos necessários para aquisição de materiais e execução dos trabalhos. Segundo o projeto serão implantados na área central o piso tátil e o piso podotátil que possuem relevos chamados de tipos direcional e de alerta, sendo o primeiro responsável por direcionar as pessoas e, o segundo, por alertá-las sobre possíveis obstáculos presentes no trajeto. Também serão construídas rampas tipo 1 nas localidades que ainda não contam com este item de acessibilidade. Serão beneficiadas as seguintes ruas e avenidas: - Rua Presidente Vargas; Trecho entre a Avenida Gaspar Ricardo até a Rua General Osório. - Rua Adhemar de Barros; Trecho entre a Rua General Osório até a Avenida Gaspar Ricardo. - Avenida 18 de Junho; Trecho entre a Praça Kunito Miyasaka até a Rua General Osório. -Avenida 18 de Junho; Trecho entre a Rua Prefeito Paulo Seizi Zakimi até a Praça Kunito Miyasaka. -Praça Kunito Miyasaka; Entorno da praça (Avenida Gaspar Ricardo e Avenida 18 de Junho). -Rua General Osório, 10 de novembro, Duque de Caxias, Osvaldo Cruz e 7 de setembro; Trecho entre a Avenida 18 de junho até a Rua Presidente Vargas. -Rua Satoshi Nagahashi; Trecho entre a Avenida Gaspar Ricardo até a Rua Prefeito Paulo Seizi Zakimi. -Rua Prefeito Paulo Seizi Zakimi; Trecho entre a Avenida 18 de junho até a Rua Satoshi Nagahashi. -Avenida Gaspar Ricardo; Trecho entre a Praça Kunito Miyasaka até a Rua Presidente Vargas. -Avenida Gaspar Ricardo; Trecho entre a Praça Kunito Miyasaka até a Rua Vereador Shigeru Shida. - Rua Vereador Shigero Shida; Trecho entre a Avenida Gaspar Ricardo até a Rua 15 de novembro; - E Rua 15 de Novembro; Trecho entre a Avenida 18 de junho até a Rua Vereador Shigeru Shida. A obra está orçada em torno de R$ 450 mil, sendo disponibilizados através da Secretaria de Governo e Relações Institucionais R$ 351 mil, com contrapartida de R$ 101 mil da prefeitura de Bastos. O Objetivo principal deste investimento é garantir através da acessibilidade, mais segurança e qualidade de vida para população.