Serviços Urbanos - Sexta-feira, 10 de Novembro de 2023

Prefeito recebe subcomandante do 3º Pelotão para reforçar apoio no combate à criminalidade

Durante o encontro foram sanadas as dúvidas sobre comentários de furtos e roubos que circularam nas redes sociais

Com foco em segurança pública aconteceu na tarde de terça-feira (06) uma importante reunião no Palácio 18 de Junho envolvendo a administração Municipal e a Policia Militar. Em seu gabinete o prefeito Manoel Rosa recebeu o Subcomandante do 3º Pelotão, sargento Paulo Henrique Luizette e o cabo Carlos Silva, durante a reunião foram tratados assuntos de rotina e o trabalho que está sendo desenvolvido visando o combate à criminalidade.

O prefeito se colocou à disposição da corporação para auxiliar no que for necessário para garantir a ordem e a aumentar a sensação de segurança para a população que ficou apreensiva na semana que se passou após postagens de populares relatando furtos e roubos no município.

“Estamos integrando os esforços com a Polícia Militar do Estado de São Paulo que tem feito um excelente serviço aqui na nossa cidade, mesmo com as dificuldades de falta de efetivo, de redução de viaturas. Sabemos que o problema não é aqui, mas sim na estrutura de governo do estado que infelizmente não vem conseguindo repor a quantidade de viaturas e de policiais necessários para o interior. Na semana passada tivemos algumas ocorrências que geraram fortes comentários nas redes sociais, recebemos inúmeros telefonemas questionando o assunto, então tomamos a iniciativa de convidar o sargento Luizette para nos atualizar dos acontecimentos, diante das explanações nos colocarmos a disposição para definir estratégias e melhorar o atendimento para a população, restabelecendo a confiança e a sensação de segurança”, disse o prefeito.

Bastos vem investindo maciçamente em segurança, com criação de brigada de incêndio, aquisição de equipamento, viaturas e caminhões, centro de monitoramento com câmeras em todos os prédios públicos e em breve com implantação de uma guarda municipal.

“Quando a gente fala em segurança para a população estamos falando de uma segurança integral, nós não tínhamos por exemplo um esquema de segurança patrimonial, não tínhamos efetivamente uma brigada de incêndio ou uma defesa civil funcionando. Quando assumimos a prefeitura procuramos implantar estes serviços, de imediato disponibilizamos, caminhões, veículos novos e seminovos para atender as ocorrências, por exemplo as de queimadas. Equipamos o sistema de Saúde Municipal com viaturas de ponta, apesar de não ter o SAMU, montamos uma viatura de resgate para atender acidentados de Bastos e também das rodovias que passam por nossa cidade, garantindo um atendimento que salva vidas. Adotamos o monitoramento por câmeras nos prédios da Prefeitura, em algumas ruas da cidade e nas entradas e saídas, este sistema está graças a Deus funcionando muito bem, figurando em uma segurança coletiva de suporte para poder judiciário, ministério público e para as polícias civil e militar. Já encaminhamos para a Câmara o projeto da criação da Guarda Municipal, esperamos que os vereadores aprovem e a gente possa no ano que vem fazer o concurso para contratação de servidores para mais esta força de segurança em Bastos”, explicou Manoel Rosa.

O prefeito também solicitou apoio do deputado Vinícius Camarinha para agendar uma audiência com o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo Guilherme Muraro Derrite e se possível com o governador Tarcísio de Freitas, para receber os prefeitos da região, onde pretende solicitado a transformação do pelotão de Bastos em uma Companhia, e da 2ª Cia de Tupã em Batalhão, proporcionando a microrregião um aumento do efetivo e de viaturas.

Durante a reunião o Sargento Paulo Henrique Luizette apresentou um balanço das atividades desenvolvidas pela corporação nos meses de setembro, outubro e nestes primeiros dias de novembro, também reforçou a importância da parceria com a prefeitura e o apoio da comunidade para manter os índices de criminalidade o mais baixo possível.

“A participação das pessoas passando informações a Polícia Militar e a parceria com a Prefeitura de Bastos através do sistema de monitoramento tem nos ajudado a esclarecer as ocorrências e a chegar aos criminosos.  Mas é importante alertar que com o crescimento da tecnologia as informações passaram a circular muito rapidamente, porém, mesmo que na boa intenção de informar, algumas pessoas acabam publicando ou republicando nas redes sociais notícias que não foram checadas e que podem não condizer com a realidade dos fatos. Esse imediatismo pode atrapalhar o trabalho policial e causar pânico na população, por isso, peço que antes de postar alguma coisa, o cidadão e a cidadã verifique se realmente o fato procede, mas até mesmo antes de postar, peço que nos comunique, qualquer informação que chegar para a Polícia Militar será investigada, a comunidade pode confiar na Instituição”, esclareceu o Sargento.

O Sargento citou como exemplo um caso recente de roubo na área central onde populares acionaram de imediato o número 190, possibilitando uma ação rápida e uma intervenção que resultou na prisão do criminoso.

“ A população pode nos ligar no 190 que será muito bem atendida, as informações serão lançadas no sistema da Polícia Militar de São Paulo; futuramente os dados serão apreciados por parte do Comando que desencadeara ações pontuais ou executara o policiamento inteligente na localidade mencionada durante a solicitação. Também orientamos a população a fazer o boletim de ocorrência, com os números em mãos vamos poder direcionar a prevenção para as áreas que demandam mais prioridade”, finalizou o sargento Luizette.

Ao final do encontro o prefeito entregou em mãos um oficio endereçado ao 1º Tenente PM Luís Rogério Lisboa dos Santos, comandante do 3º Pelotão, onde solicita o aumento do efetivo, de atuações mais ostensivas e preventivas, além das que já estão em operação.