A Prefeitura de Bastos, Secretaria de Estado da Saúde esta realizando a aplicação da vacina Pfizer bivalente contra covid-19. A dose de reforço do imunizante é direcionada neste primeiro momento aos grupos considerados prioritários por terem risco elevado de doença grave quando são infectados pelo novo coronavírus.
São necessárias ao menos duas doses primarias com as vacinas monovalentes, ou seja, ter concluiu o esquema básico, para se imunizar com a bivalente e ter tomado a última dose há 4 meses.
A dose bivalente pode tanto substituir a terceira ou a quarta dose daqueles que estão atrasados, como ser uma quinta para quem está com o esquema anterior em dia.
A vacinação em Bastos vai seguir orientação técnica do Estado de São Paulo e será dividida em 5 fases. Lembrando que a população apta a receber o imunizante será ampliada de acordo com a chegada de novas doses.
Nesta primeira fase estão sendo vacinadas pessoas acima de 70 anos; pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos; na segunda fase devem ser atendidas pessoas de 60 a 69 anos.
Gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, pessoas privadas de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas farão parte das próximas fases a serem divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde .
A vacina protege contra a variante original do vírus e cepas como a Ômicron.
Para mais informações ou para receber a vacina procure a sua unidade de saúde.
Bastos