Mais de 100 granjas participam de concurso de qualidade de ovo

Cultura - Quinta-feira, 14 de Julho de 2016


Mais de 100 granjas participam de concurso de qualidade de ovo

A Festa do Ovo de Bastos começa nesta sexta-feira (15) e deve receber milhares de visitantes até domingo (17). Mas antes do evento começar, os avicultores participaram de um concurso de qualidade que envolveu 112 concorrentes de Bastos e região. A cidade é conhecida como a capital nacional do ovo e produz mais de 18 milhões de ovos por dia.

A disputa é acirrada e as avaliações são criteriosas. Os ovos precisam atender a mais de 10 exigências para serem campeões em suas categorias. Para o ovo ser eleito campeão, ele precisa atender a mais de dez exigências diferentes como, por exemplo, ter casca resistente e uniforme, sem manchas. “Vemos a uniformidade do ovo, aspecto de casca, cor de gema, como está a centralização dessa gema, se não tem nenhum tipo de sangue”, explica o jurado Fernando Venâncio.

A tecnologia também ajuda. Uma máquina analisa a qualidade do ovo por dentro. “Nós procuramos primeiro ajustar o peso, depois a gente procura ajustar a uniformidade, o formato do ovo e a cor também”, diz o avicultor Sérgio Kakimoto.

Ovos brancos, vermelhos e os de codorna foram avaliados por 13 jurados: médicos veterinários, zootecnistas, professores e pesquisadores.

Rodrigo Ono já foi campeão três vezes e melhorou os processos na granja para conquistar mais um título. “Nossa marca ganha destaque, nossa empresa ganha destaque em nível nacional. Seria mais para agradar nosso cliente que necessita hoje de um mercado mais qualificado.”

Mas este ano os vencedores foram na categoria ovo branco: a granja Máki; no ovo vermelho, a granja Katsuhide; e na categoria ovo de codorna, a granja Makanishi.

Para o avicultor Cristian Maki, o concurso é um incentivo para melhorar a produção de ovos em Bastos e abastecer o país com um bom alimento. “O concurso cria um estimulo para os avicultores na região de Bastos. Desenvolver técnicas de manejo para melhorar sua produção do dia a dia.”

Os ovos campeões poderão ser conhecidos pelo público durante a festa. Eles ficarão expostos na entrada principal do evento, que vai ser realizado no Jardim das Laranjeiras, perto do recinto de exposições Kisuke Watanabe. A Festa do Ovo de Bastos começa nesta sexta-feira às 14h.

Prefeitura do Município


Bastos