Bastos, domingo, 14 de agosto de 2022 Telefone (14) 3478-9800

Cultura - Quarta-feira, 03 de Agosto de 2022

Museu Saburo Yamanaka está aberto para visitação!

Com exposições permanentes e itinerantes o Museu de Bastos é opção de lazer e cultura inclusive nos finais de semana.

Museu Saburo Yamanaka está aberto para visitação!

O Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka de Bastos está reaberto para visitação desde o dia 18 de junho, após ficar dois anos fechados por conta da pandemia. Segundo o assessor de Divisão de Museu e Biblioteca da prefeitura de Bastos, Breno Erik, o acervo permanente foi em grande parte restaurado e agora conta a história local de forma lúdica e mais fácil de ser compreendida por todos. As peças representam as várias culturas do país, inclusive a japonesa muito influente no município.

O secretário de Cultura do município de Bastos, Marcelo Ribeiro, destacou que o acervo da exposição de longa duração ganhou um novo formato.  Em junho o museu recebeu a exposição de curta duração proveniente do consulado do Japão em São Paulo com peça da imigração japonesa, encerrada no dia 20 de julho.

Neste mês o visitante terá a oportunidade de apreciar a mostra itinerante intitulada “Mostra Introdutória de Objetos de Cerâmica da Arte Kogei”, que segue em exposição até o dia 01 de setembro. A artesã como gosta de ser chamada, Hideko Honma é brasileira, filha de imigrantes japoneses. Formou-se em Bacharelado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e iniciou pós-graduação em História da Arte na Universidade de São Paulo. Por mais de uma década lecionou Estética e História da Arte na Faculdade Santa Marcelina. Estudou cerâmica na tradicional região de Arita e Imari, na província de Saga, no Japão. Alia as técnicas aprendidas com mestres ceramistas japoneses com a rica matéria-prima do Brasil.

As cerâmicas que compõe o acervo são únicas, produzidas através de uma técnica milenar que utiliza cinzas de plantas para preparar o esmalte usado para adorna-las. Vale a pena conferir.

O Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka está localizado na Avenida Gaspar Ricardo, 757 - Centro - Bastos, SP. O horário de funcionamento é das  07h00 às 17h00 de segunda a sexta e das 9h00 às 17h00 aos sábados e domingos.
Escolas municipais, estaduais e ONGs podem agendar visitas em grupo, entrando em contato com Secretaria de Cultura pelo telefone (14) 3478 2470.

Portal atualizado em: 12/08/2022 16:34:16