Bastos, domingo, 14 de agosto de 2022 Telefone (14) 3478-9800

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 04 de Agosto de 2022

Prefeitura surpreende intrusos no lago da recém-inaugurada Praça dos 50 anos de co-irmandade de Bastos, Kumano e Engaru

Contamos com a ajuda da população para preservar o local

Durante manutenção de rotina no recém criado Jardim Japonês que celebra a amizade entre as cidades de Bastos e as cidade coirmãs de Kumano e Engaru no Japão, os funcionários da prefeitura foram surpreendidos com a presença de dois  intrusos no lago das Carpas. Tratava-se de dois caranguejos que ninguém sabe dizer de onde vieram ou quem efetuou a soltura.

Segundo Angélica Firmino, responsável pela divisão de meio ambiente da secretaria municipal de agricultura, ao chegar pela manhã para realizar a manutenção dos filtros  e alimentar os peixes, os funcionários  se depararam  com os dois crustáceos, anteriormente ração para gato também havia sido encontrada no interior do lago, o que pode colocar em risco a vida dos peixes.

“As capas são peixes ornamentais muito sensíveis, quanto maior o peixe mais sensível se torna, elas recebem ração específica duas vezes ao dia, no período da manhã e no período da tarde. Por isso pedimos à população que não alimento os peixes. Muitas vezes os pais levam os filhos para fazer o seu lazer, tirar fotos e as crianças gostam de interagir com os peixes, e os alimentam com restos de alimentos, como por exemplo, farelo de biscoito, salgadinhos industrializados e similares, o que pode comprometer a saúde  das carpas que necessitam de uma alimentação específica, informou Angélica.

Além das carpas o lago também abriga outros peixes, entre eles, lambaris e cascudos, que passaram por desinfecção antes de serem introduzidos. É importante esclarecer à população que além das carpas, no tanque existem também os lambaris e três cascudos. Os cascudos ajudam a fazer a limpeza dos sedimentos no fundo tanque, mas para que eles fossem introduzidos foi necessário realizar uma descontaminação, porque vieram de lugar diferente e assim evitamos uma possível contaminação cruzada, destacou Angélica.

A orientação é para que sempre que for introduzir novos peixes em aquários ou tanques, se faça a descontaminação correta a fim de evitar fungos ou agentes que possam causar doenças na criação. Em caso de dúvida a população pode entrar em contato com  a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de segunda a sexta-feira , das 7:00 ás 11:00 Hrs, pelo telefone (14) 3478-6814, ou pessoalmente na Avenida Dezoito de Junho nº 175, anexo ao Recinto Permanente de exposições Kisuke Watanabe.

Portal atualizado em: 12/08/2022 16:34:16