Saúde - Segunda-feira, 10 de Outubro de 2022

Bastos está participando do Outubro Rosa

O objetivo é alertar as mulheres sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Bastos está participando do Outubro Rosa

A Prefeitura de Bastos, através da Secretaria Municipal de Saúde está participando do “Outubro Rosa”, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Estudo publicado recentemente apontou que a campanha faz aumentar o número de mamografias realizadas em outubro e nos dois meses seguintes, no Sistema Único de Saúde (SUS).

A faixa etária prioritária para a realização da mamografia é entre 50 e 69 anos de idade, mas a orientação e o incentivo em estar realizando o autoexame é para todas as idades, já a coleta do citopatológico, o famoso Papanicolau, é recomendado para a faixa etária de 25 a 64 anos.

Neste ano mais uma vez Bastos aderiu ao Programa Mulheres de Peito e contara com a presença da Carreta de Mamografia no recinto de exposições entre os dias 01 e 12 do mês de novembro. A Secretaria de Saúde fará a distribuição de 50 senhas para os atendimentos que acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Aos sábados, serão 25 senhas, para atendimento das 08h às 12h. As mulheres com idade entre 35 e 49 anos deverão ter em mãos o pedido médico, o cartão do SUS e RG. Mulheres com idade entre 50 e 69 anos deverão apresentar apenas o RG e o cartão do SUS.  E as mulheres acima de 70 anos também precisarão apresentar pedido médico, cartão do SUS e RG.

Vale ressaltar que para a faixa etária entre 50 e 69 anos há disponibilidade de vagas para a realização de mamografia no município de Tupã, neste caso, as interessadas devem procurar a unidade de saúde a que pertencem para fazer a solicitação.

Embora a faixa etária prioritária da campanha tenha foco no público de 50 a 69 anos, mulheres fora dessa faixa etária com caso de câncer na família ou que durante o alto exame detectou algo anormal, também devem procurar sua unidade de saúde para melhores esclarecimentos e se necessário será realizada a mamografia.

A baixa adesão ao exame durante os dois últimos anos, devido à pandemia, causou um aumento significativo nos casos de câncer de mama no Brasil, e tem sido uma das causas mais frequentes de morte por tumores malignos na população.

Para mudar essa realidade as autoridades em saúde orientam as mulheres a mudarem seus hábitos alimentares, realizarem o autoexame da mama e fazer a mamografia para detecção precoce da doença, o que aumenta a chance de cura.