Planejamento e Finanças - Terça-feira, 18 de Outubro de 2022

Plano de segurança municipal é colocado em ação em Bastos

Investimentos buscam aumentar a segurança e dar uma melhor qualidade de vida à população

Plano de segurança municipal é colocado em ação em Bastos

A prefeitura de Bastos segue realizando o enfrentamento a criminalidade e ao vandalismo, que tem causado prejuízos para empresas, poder público e população.

No mês de agosto o prefeito Manoel Rosa e prefeitos da região de Tupã estiveram em Bauru solicitando ao alto comando da Polícia Militar a ampliação do número de policiais, de viaturas e um trabalho mais ostensivo. A partir deste pedido, várias ações foram desenvolvidas pela PM, promovendo resultados positivos no combate à criminalidade em Bastos.

Através do governador Rodrigo Garcia e do secretário Itamar Borges o município recebeu duas viaturas para fazer a segurança no campo, uma dessas viaturas vai ficar com a polícia militar e a outra com a futura guarda civil municipal.

A prefeitura deve encaminhar a câmara projeto de lei com o “Plano Municipal de Segurança”.  Entre as propostas do plano estão:

•        Medidas mais rígidas para os estabelecimentos que atuam na compra e venda de sucatas, especialmente de cabos elétricos, alvo constante de criminosos.

•        Criação de uma guarda municipal para dar uma retaguarda maior em todas as ações de segurança do município de Bastos.

•        Sistema de monitoramento por câmeras, que irá vigiar, 24 horas por dia, o patrimônio da Prefeitura e algumas ruas da cidade.  A central funcionará em uma sala do prédio do Palácio 18 de Junho e terá acesso às imagens instaladas em 36 pontos estratégicos, imagens de uma câmera de 360 graus em um veículo que estará em movimentando por toda a cidade e das câmeras já instaladas nas entradas da cidade. As imagens serão reproduzidas em tempo real em um painel com 12 monitores de 50 polegadas.

•        Adesão de avicultores e proprietários rurais de Bastos que possuam monitoramento em suas propriedades a interligarem suas câmeras ao sistema da prefeitura, auxiliando na segurança da zona rural e evitando furtos de cabos de energia das granjas, roubos, e furtos de gado.

Na primeira quinzena deste mês o prefeito Manoel Rosa esteve na capital paulista onde protocolou um pedido junto a Secretaria de Segurança Pública do estado para interligar o sistema de monitoramento da Cidade ao Sistema Detecta do Governo de São Paulo e aguarda a convocação para fazer assinatura do termo de convênio.

“A partir do momento que o sistema da prefeitura, estiver interligado com Sistema Detecta, todas as entradas e saídas da cidade vão estar monitoradas vinte e quatro horas, e os veículos que entrarem ou saírem da cidade vão ter as suas placas registradas e identificadas, pelo sistema online na Secretaria de Segurança Pública, sendo possível chegar ao proprietário, caso o veículo tenha sido utilizado em algum crime. Com a informação chegando em tempo real a resposta da polícia será muito mais rápida. Acreditamos que com esse conjunto de ações a gente consegue dar um basta na situação de insegurança, de furto, de roubo, e de outros crimes, como tráfico de drogas; possibilitando avançar mais nos índices de Segurança Pública, construindo uma cidade melhor de se viver”. Disse o prefeito Manoel Rosa.