Obras - Sexta-feira, 28 de Outubro de 2022

Prefeito vai a capital para garantir liberação de recursos de projetos que estão em andamento

Somados os repasses pleiteados ultrapassam o valor de R$ 18 milhões em investimentos

O prefeito Manoel Rosa esteve nesta semana na Capital Paulista para continuar as tratativas junto ao governo de São Paulo de projetos que estavam em andamento nas secretarias e através do programa SP Sem Papel, mas que devido ao período eleitoral tiveram a documentação paralisada por impedimentos legais da Lei eleitoral.

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, o prefeito, participou de audiências na Secretaria estaduais de desenvolvimento Regional e de Saúde, secretaria de Transporte e Logística e DER - Departamento de Estradas de Rodagem. A eminente troca de governo tornou urgente a retomada das conversas para que haja tempo hábil para que o governador nos dois meses de mandato que restam faça a liberação e a publicação no diário oficial do estado dos seguintes convênios:

- reforma do Terminal Rodoviário de Bastos, obra orçada em R$ 300 mil;

- Iluminação da rotatória de Bastos ao Obelisco Brasil/ Japão, obra orçada em aproximadamente R$ 900 mil reais;

- reforma das arquibancadas, troca de alambrado, cobertura das arquibancadas do Estado Municipal de futebol, com liberação de R$ 520 mil reais;

- pavimentação das BAS 040 e 165, obras que juntas estão orçadas em R$ 6 milhões.

Na época em que esteve como presidente da República Michel Temer autorizou, por intermédio do deputado Fausto Pinato, um convênio de R$ 1 milhão de reais através do Ministério da Saúde, com contra partida de R$ 500 mil da Prefeitura de Bastos para a construção do prédio que vai abrigar o Centro de Especialidades Médicas, a obra está em fase de acabamento.

Com a construção em andamento o prefeito esteve com o secretário de saúde do Estado de São Paulo Dr Jean Carlo Gorinchteyn onde apresentou o projeto e solicitou auxilio para a compra de equipamentos, durante a conversa ficou estabelecido que o município seria contemplado com um repasse na ordem de R$ 900 mil.

“O projeto do Centro de Especialidades Médicas de Bastos já foi aprovado pela DRS de Marília, agora estamos aguardando a secretaria de Saúde do Estado de São Paulo liberar a tempo hábil, os recursos para a compra dos equipamentos que são fundamentais para implantação do CEO- Centro de Especialidades odontológicas e para as clínicas de Especialidades que vamos ter concluído até o mês de dezembro, se Deus quiser”. Disse o prefeito Manoel Rosa.

Dentre os equipamentos que serão adquiridos estão:

- um aparelho de raios X Panorâmico para o tratamento dentário;

- e um Cardiotocógrafo, indicado para monitoração da gestação durante as fases que antecedem o parto;

A prefeitura adquiriu recentemente um aparelho de ultrassom moderno para atendimento das clinicas de especialidade.

O prefeito também esteve na CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - empresa do Governo Estadual, vinculada à Secretaria da Habitação.  Junto ao órgão discutiu a urgência em atender os moradores da área de risco do Beira Rio. No local residem 127 famílias, 42 foram identificadas em condição iminente de risco, oito formam removidas e estão em casas de aluguel com os custos pagos pela secretaria de promoção social. Restando 34 famílias que devem ser retiradas o mais breve possível.

Já a algum tempo diante da necessidade de se regularizar a situação desta população um convênio para a construção de 140 casas chegou a ser firmado  com  o governo de São Paulo,  uma área do município próximo ao Jardim Esplanada foi disponibilizada para construção, mas devido aos tramites burocráticos e a lentidão do processo junto ao  GRAPROHAB – Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo, a administração achou por  bem adquirir um terreno , que pertencia a Fiação de Seda Bratac, localizado  no Jardim Santa Luzia,  para dar celeridade  as construções,  um novo convênio  foi solicitado a CDHU que reativou o pedido das 140 casas, e definiu a construção de 76 unidades habitacionais nesta nova área.

Durante o encontro desta semana o prefeito solicitou os memoriais e a liberação da CDHU para licitar a construção dessas casas.

Junto a Secretaria de Habitação através do programa Cidade Legal o prefeito também busca a regularização dos demais lotes que estão na faixa de segurança, inclusive com liberação das escrituras.

Após a conclusão desta etapa a administração pretende dar continuidade ao projeto habitacional na zona norte, em uma área de quase sete alqueire pertencente à prefeitura, que destinará 265 lotes residenciais para construção de novas moradias.

“Estamos em busca de parcerias com o governo de São Paulo, com o governo federal e também com a iniciativa privada para nesses próximos dois anos, conseguir as moradias para esta região da zona norte, possibilitando que mais famílias possam ser contempladas com a casa própria. A última vez que a CDHU liberou casas para Bastos foi em 2007, nos últimos 15 anos nenhum conjunto Habitacional foi edificado pela companhia no município, estamos trabalhando para mudar isso, pois ainda temos um déficit habitacional de 700 casas.  Porem vale ressaltar que nesse período, não ficamos parados, nós fomos atrás das parcerias, uma delas com a construtora LRG, que já entregou 200 casas pelo programa de financiamento da Caixa Federal e agora mais 200 estão prontas. São 400 casas construídas para atender a nossa população”. Destacou o prefeito Manoel Rosa.