Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bastos, segunda-feira, 05 de dezembro de 2022 Telefone (14) 3478-9800

Atendimento Atendimento: 8:00h às 16:00h 

Domi
04/12
Chuva
Máx 27 °C
Min 22 °C
Índice UV
14.0
Segu
05/12
Chuva
Máx 24 °C
Min 21 °C
Índice UV
14.0
Terç
06/12
Chuva
Máx 27 °C
Min 20 °C
Índice UV
14.0
Quar
07/12
Chuvas Isoladas
Máx 29 °C
Min 20 °C
Índice UV
14.0

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 16 de Novembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura está multando quem faz descarte incorreto de lixo, galhos e entulho

Área pública na estrada BAS 010 tem sido alvo frequente deste tipo de crime ambiental


Prefeitura está multando quem faz descarte incorreto de lixo, galhos e entulho

Descarte incorreto de lixo, entulhos e galhos em um terreno pertencente à prefeitura de Bastos na estrada BAS 010, próximo à pista de Motocross tem causado problemas a administração municipal e ao meio ambiente. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente a situação está complicadíssima no local que vem sendo utilizado como um depósito de resíduos volumosos, de construção civil e principalmente de poda de árvores, feitas por terceiros que prestam serviço dentro do município e até mesmo pessoas de outro município que vem depositar resíduos nesta área. 

Carregamentos de descarte de embalagem de ovos de codorna e de bandejas de ovos também estão acontecendo com frequência. 

No passado a prefeitura chegou a utilizar o local como depósito, mas firmou uma parceria para estar enviando todas as podas de árvores a uma empresa da cidade.

Devido a situação precária no local a prefeitura precisou realizar de forma emergencial a contratação de uma empresa para fazer o recolhimento dos resíduos volumosos, armários, guarda-roupas, colchões, madeiras, pallets entre outros que estão espalhados por todo terreno. 

Segundo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente a limpeza está sendo muito difícil porque enquanto os colaboradores realizam o recolhimento, existem caminhões e carros que insistem em fazer o descarte naquele local.

“O colaborador que está ali orienta estas pessoas para não estar fazendo o descarte ali e que a prefeitura está realizando a separação dos materiais para dar uma destinação correta, mas ninguém respeita então nós estamos tendo muita dificuldade para fazer a separação destes resíduos”. Disse Angélica Firmino responsável pelo setor de meio ambiente da Secretaria.

Ao longo do tempo várias ações educativas com orientações, implantação de placas informativas proibindo jogar lixo e o fechamento de parte do terreno foram adotadas, mas não foram suficientes para impedir a ação, gerando denúncias ao órgão de fiscalização e para a Cetesb que vem fazendo cobranças duríssimas para limpeza e desativação do local, o prazo inclusive já está se esgotando. Para evitar uma multa altíssima e acabar sendo penalizada pela falta de educação ambiental de uma pequena parcela da população, além da remoção dos materiais a prefeitura também fará o monitoramento e o fechamento de toda a área. Quem for flagrado realizando descarte incorreto será multado e denunciado por crime ambiental.

Estudos também foram realizados para a contratação de uma empresa terceirizada que está disponibilizando contêineres para armazenagem e remoção dos resíduos volumosos como guarda-roupas, colchões, armários, tábuas, pallet, etc. dando uma destinação correta a estes materiais.   A população pode estar fazendo o descarte desses materiais num sistema de triagem dentro do município de Bastos que é denominado como reciclagem, e funciona na Rua Luís Guedes, S/N, Bairro Vila Sol Nascente defronte ao Estádio Osório Carnevalli. Os contêineres estão no pátio do barracão da reciclagem, de segunda a sexta das 8h às 17h, onde os munícipes podem descartar o seus inservíveis corretamente; já as podas de árvores devem ser destinadas para a empresa Adubos Buzuntão, localizada na Estrada Vicinal BAS 123 - Secção Cascata, onde serão trituradas e terão a destinação correta, neste caso o recebimento acontece de segunda a sexta das 8 horas às 17 horas e aos sábados das 8 horas às 12 horas. 

“O nosso município precisa da colaboração da população, peço a ajuda de todos para estarmos fazendo o descarte correto, denuncie quando observar pessoas descartando entulho e lixo em local inapropriado. Qualquer dúvida pode ligar na Secretaria no telefone (14) 3478-6814 e estar conversar diretamente comigo eu estarei esclarecendo todas as dúvidas”. Finalizou Angélica.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Prefeitura Municipal de Bastos

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!
WhatsApp

Versão do sistema: 2.0.0 - 02/12/2022

Portal atualizado em: 02/12/2022 12:56:03

Prefeitura do Município de Bastos - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.