Saúde - Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2022

Bastos está participando da Campanha Estadual Fique Sabendo

Subtítulo: De 01 a 07 de dezembro a população poderá realizar a testagem para o HIV e Sífilis

Bastos está participando da Campanha Estadual Fique Sabendo

A Prefeitura de Bastos por meio da Secretaria de Saúde participa de 01 a 07 de dezembro da Campanha Estadual Fique Sabendo, “Menos Discriminação e Mais Respeito”.
A Campanha faz parte do “Dezembro Vermelho” que visa estimular a população sexualmente ativa e que nunca realizou nenhum exame para conhecer sua situação sorológica, a realizar a testagem para o HIV e Sífilis, destacando a importância do diagnóstico precoce.
O HIV/AIDS é uma doença de transmissão sexual que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais (oral, anal e vaginal) desprotegidas (sem uso da camisinha), pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.
A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental.
Em formas mais graves da doença, como no caso da sífilis terciária, se não houver o tratamento adequado pode causar complicações graves como lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.
Quais são os sinais e sintomas?
Os sinais e sintomas da sífilis variam de acordo com cada estágio da doença, que se divide em:
Sífilis primária
Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 e 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias e é chamada de “cancro duro”;
Normalmente, ela não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha;
Essa ferida desaparece sozinha, independentemente de tratamento.
Sífilis secundária
Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial;
Podem surgir manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias;
Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça, ínguas pelo corpo;
As manchas desaparecem em algumas semanas, independentemente de tratamento, trazendo a falsa impressão de cura;
Sífilis latente – fase assintomática
Não aparecem sinais ou sintomas;
É dividida em: latente recente (até um ano de infecção) e latente tardia (mais de um ano de infecção).
A duração dessa fase é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.
Sífilis terciária
Pode surgir entre 1 e 40 anos após o início da infecção;
Costuma apresentar sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.
Uma pessoa pode ter sífilis e não saber, isso porque a doença pode aparecer e desaparecer, mas continuar latente no organismo. Por isso é importante se proteger, fazer o teste e, se a infecção for detectada, tratar da maneira correta.
As ações de testagem da Campanha Fique Sabendo serão em conjunto com a rede de Atenção Básica, todas as Unidades de Saúde estarão ofertando os testes rápidos para o HIV e a Sífilis.
Procure sua unidade de saúde para saber em que horário você poderá estar realizando o seu teste.
Lembrado que o “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS” é 1º de dezembro, mas no Brasil desde 2017 através da Lei 13.504/2017, se instituiu o “Dezembro Vermelho”, onde se trabalha a prevenção das ISTs -Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Para mais informações a respeito do tema acesse o site CRTAids - https://saude.sp.gov.br/centro-de-referencia-e-treinamento-dstaids-sp/