Serviços Urbanos - Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022

Bastos entrega o Centro de operações e monitoramento

Câmeras de segurança farão o monitoramento de 100% dos bens públicos

Bastos entrega o Centro de operações e monitoramento

Na manhã desta terça-feira (20) aconteceu a entrega oficial do Centro de operações e Monitoramento da prefeitura de Bastos, com cerca de mil câmeras instaladas, todos os prédios e praças, assim como as principais vias urbanas passam a contar com monitorado 24 horas por dia.

Autoridades civis, militares, secretários, diretores de escola, representantes de entidades e imprensa, acompanharam a inauguração.

“Estamos fazendo um grande investimento com recursos da prefeitura para a vigilância da nossa cidade. Todos os bens públicos estarão monitorados através do Centro de Operações e Monitoramento, oferecendo para nossa comunidade uma sensação maior de segurança. Estamos colocando tecnologia a serviço da população, da Polícia Militar, da Polícia Civil para que todo esse sistema integrado realmente possa dar a nossa comunidade um salto de qualidade na Segurança Pública”. Disse o prefeito Manoel Rosa”.

Com o monitoramento, Bastos quer pôr fim aos furtos e aos roubos que acontecem em residências, no comércio, mas principalmente nas praças, escolas e demais prédios públicos, causando enormes prejuízos aos cofres públicos.

O sistema do município em parceria com a Secretaria de Segurança Pública também integrará o Sistema Detecta, que é o Sistema de Monitoramento Inteligente implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, combinado com o maior banco de dados de informações policiais da América Latina, integrado ao sistema dos bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.

Através das imagens geradas pelas câmeras de Bastos será possível rastrear e gravar todos os veículos que entram e saem da cidade. Em caso de fugas, furtos, roubos de carro de outras cidades ou de Bastos a polícia terá acesso imediato às informações que possibilitarão esclarecer os fatos, chegar aos criminosos e recuperar o produto do crime.

“Com a ativação da Centro de operações e Monitoramento, Bastos encerra 2022 com grandes avanços na segurança pública”. Finalizou o prefeito.

O comandante da 2ª Cia da Polícia Militar Capitão André Vander, responsável pelo 3º Pelotão da Polícia Militar de Bastos  destacou que a prevenção é muito importante na área da segurança tanto pública como privada e classificou o Centro de Operações e Monitoramento da cidade de Bastos como sensacional.

“Essa instalação física que foi feita pela prefeitura municipal é Sensacional, não tem outra palavra. A tecnologia empregada, a parte de infraestrutura, o próprio planejamento da locação dos pontos de monitoramento na cidade está muito perfeito e geograficamente a parte de planejamento. Acho que tem tudo para dar muito certo na sua execução, porém, vale destacar que nada disso vale se você não tiver as pessoas realmente treinadas atrás desses equipamentos, os agentes de segurança precisam estar entrosados para estar fazendo bom uso dessa tecnologia. A gente já conhece o trabalho da empresa de segurança que esta responsável pelo Centro de Operações e Monitoramento da cidade de Bastos, ela já realiza esse serviço em outras cidades, é uma empresa com comprometimento muito grande em relação a essa prestação de serviço. Quase todas as cidades onde acompanhei esse trabalho os indicadores criminais diminuíram e até mesmo o comportamento do cidadão em relação ao trânsito melhorou. Quero parabenizar a coragem da Prefeitura de Bastos para estar fazendo um centro tão avançado e a preocupação para como o ser humano. Com essa integração a população ganha em qualidade de vida, porque segurança compõe os indicadores que determinam a qualidade de vida da população”. Disse o Capitão Vander.