Serviços Urbanos - Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023

Bastos fara a troca de todas as lâmpadas amarelas por iluminação de LED

Iluminação publica que pretende deixar o perímetro urbano 100% atendidos com lâmpadas de LED

Bastos fara a troca de todas as lâmpadas amarelas por iluminação de LED

Em 2018 Bastos instalou 212 luminárias  de LED em substituição as de vapor de sódio (iluminação amarela), na  Rua Presidente Vargas,  Avenida 18 de junho  e em algumas  praças. O resultado foi satisfatório quanto ao consumo e qualidade da iluminação. Agora o município entra em uma segunda etapa de modernização do sistema de iluminação publica que pretende deixar o perímetro urbano 100% atendidos com lâmpadas de LED.

“Fizemos uma licitação e a empresa vencedora em breve dará inicio a troca das lâmpadas antigas de cor amarela por de LED que gera uma iluminação com muito mais qualidade, economia e conforto visual para nossa gente.  Bastos vai se transformando em uma cidade moderna que caminha para receber o título de cidade inteligente, possibilitando  adotar dispositivos de tecnologia  que a tornará ainda  mais segura  e eficiente”. Informou o prefeito Manoel Rosa.

Lâmpada Vapor de Sódio            Lâmpada LED

No final do mês de dezembro de 2022 representantes da empresa vencedora do certame, a Staylux Brasil, estiveram na prefeitura para agilizar o processo de contratação.

Segundo Renato Rodrigues diretor operacional da Staylux Brasil após o processo licitatório na modalidade locação de ativo, a empresa fará a trocar de 2.840 lâmpadas convencionais por LED.

“Nós estamos agora em fase assinatura do contrato, temos um rito originário da licitação, processo de garantia fiduciário, apresentação do seguro por parte da empresa, posteriormente apresentação das luminárias para que sejam avaliados e aprovados pelo corpo de engenharia da Prefeitura e em seguida estaremos fazendo a mobilização, locação de Barracão contratação de funcionário e traremos nossos caminhões“. Explicou Renato Rodrigues.

O processo completo de substituição deve durar de dois a três meses, após esta etapa a empresa deve garantir a manutenção do sistema de iluminação pelo prazo de cinco anos.

Segundo a empresa as vantagens de se estabelecer o sistema de LED são vários,  o principal seria relacionado aos lúmens,  já que a lâmpada LED conta com alto fluxo luminoso para clarear grandes espaços, mas com baixo consumo de energia elétrica. Desta forma, é possível garantir iluminação em todo o espaço com maior uniformidade.

“O consumo energético da cidade Bastos baseado no que ela paga hoje ficará inferior  com o sistema LED ao que se gasta atualmente junto à companhia de distribuição de energia com as lâmpadas de vapor de  sódio, além de  contribuir para  a cidade que já é bonita ficar melhor ainda”. Destacou o diretor de operações da Staylux.