Saúde - Quarta-feira, 05 de Abril de 2023

Bastos inicia os trabalhos na Unidade de Atendimento à dengue

O espaço foi pensado para melhor atender a população e continuar prestando uma saúde de qualidade

Bastos inicia os trabalhos na Unidade de Atendimento à dengue

A Secretaria de Saúde de Bastos colocou em funcionamento nesta segunda-feira (03) a Unidade de Atendimento à dengue, um espaço preparado para atender a população na Avenida Gaspar Ricardo, nº 749, na antiga sede do Fisk, de segunda a sexta, das 7h às 19h. A unidade possui um amplo espaço e conta com um médico, uma enfermeira, um técnico de enfermagem e uma recepcionista, preparados para atender os casos de dengue.

As pessoas que estiverem apresentando sintomas da dengue até 72 horas realizarão o teste NS1 por imunocromatografia – teste rápido, com resultado pronto em até duas horas; que consegue detectar se o paciente está positivo ou negativo para a doença. Após 72 horas é utilizado outro tipo de exame o IGG e IGM que será definido pelo médico que também avaliará a necessidade de hidratação e prescrição de medicamentos.

A Unidade de Atendimento à dengue foi implantada devido ao aumento dos casos de dengue no município, assim como vem acontecendo na região e em todo o estado de São Paulo.

“Esta unidade temporária de atendimento foi criada para garantir prontidão e agilidade no atendimento, porque estamos acompanhando em todo o estado de São Paulo o aumento dos casos de dengue, desta forma estamos cumprindo nosso objeto e nossa meta de oferecer uma saúde de mais qualidade a nossa população”. Disse o prefeito Manoel Rosa.

Segundo a Secretária de Saúde Maria Isabel Alegre o espaço foi pensado para melhor atender a população e continuar prestando cada dia mais uma saúde de qualidade na atenção básica. E lembrou que as sete unidades de saúde dos bairros e o Pronto Socorro continuam de portas abertas atendendo quem apresentar sintomas e preferir passar por sua unidade de referência.

“Esta é mais uma porta de atendimento para que  à população receba o mais rápido possível o acompanhamento especializado. Neste ano de 2023 percebemos que os sintomas da dengue estão mais severos, as pessoas ficam bem debilitadas, até o ano passado os sintomas clássicos eram dor no olho, dor de cabeça, boca amarga, coceira, diarreia, náusea, falta de apetite, agora são diversos os sintomas que até confunde com outras doenças, por isso é importante ampliarmos esse atendimento”. Explicou a secretária.

A Secretaria de Saúde alerta que o combate a dengue é uma ação conjunta, e envolve toda a sociedade, com cada um fazendo a sua parte, vistoriando o quintal, o reservatório da geladeira, as calhas, os bebedouros dos animais, entre outros preventivos.  O mosquito possui um ciclo muito rápido, a fêmea bota de 300 a 450 ovos  em  45 dias,  na água a larva eclode após três dias, em  cinco dias um novo mosquito  está pronto para continuar a proliferação.