Saúde - Sexta-feira, 26 de Maio de 2023

Ações de prevenção e combate a dengue reduziram número de casos positivos e evitaram mortes

Com a queda nos casos e na procura por atendimento médico a Unidade de Atendimento à Dengue deixará de funcionar no próximo dia 02

Bastos está desde o dia 09 de fevereiro intensificando ações de intervenção na prevenção e combate à dengue. Contando com o apoio das equipes de saúde da família, das unidades de saúde, dos agentes do controle de endemias, agentes comunitários de saúde, equipes do almoxarifado e demais secretarias, foi possível observar nos últimos 15 dias uma queda do número de casos positivos no município.

A Secretária Municipal de Saúde destacou que os resultados foram alcançados graças ao trabalho de equipe, a colaboração da população, a retirada dos criadouros das residências e a nebulização realizada no último dia 6 de maio.

O boletim informativo da Vigilância em Saúde do dia 22 de maio aponta que até esta data, o município não registrou morte causada por dengue em 2023. Confira os números na tabela abaixo:

Negativados

Suspeitos

Positivos

Óbito

Boletim Dengue 2023 até dia 22/05/2023

Andréia Guirau diretora da Vigilância em Saúde alerta que apesar de estar terminando o período chuvoso e mais quente do ano, onde são registrados os maiores índices de proliferação do Aedes Aegypti é preciso manter a atenção e os cuidados, eliminando os possíveis criadouros durante todo o ano, já que mesmo no inverno o mosquito continua a se reproduzir.

“É fundamental que todos continuem nos ajudando nessa luta contra a dengue, que cada um onde estiver possa fazer a sua parte, seja na residência, na empresa, no comércio, no trabalho educativo, na retirada de criadouros, na limpeza do quintal, no descarte correto do lixo, enfim, só vamos conseguir eliminar os focos do mosquito da dengue, com o trabalho em conjunto. Apesar da proximidade do inverno é bom lembrar que o Aedes apenas diminui o ritmo nos meses mais frios, porem continua a se reproduzir e a contaminar pessoas”. Explicou Andréia.

Em função da queda no número de casos e da procura por pacientes a Unidade de Atendimento à Dengue, instalada de forma emergencial para atender os casos suspeitos desde o dia 03 de abril na Avenida Gaspar Ricardo, nº 749, encerrará suas atividades no próximo dia 2 de junho. Os atendimentos dos casos