.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 16:00.

Saúde - Sexta-feira, 02 de Junho de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Bastos se prepara para realizar a 62ª Festa do Ovo e deve aproveitar o evento para ampliar os debates sobre a prevenção da gripe aviaria

A “Capital do Ovo” responde segundo o IBGE por 11,5% da produção nacional de ovos e 45,4% % da estadual e figura como a maior produtora individual da federação.


Bastos se prepara para realizar a 62ª Festa do Ovo e deve aproveitar o evento para ampliar os debates sobre a prevenção da gripe aviaria

O município de Bastos, possui atualmente um plantel de 13 milhões de aves. Devido a uma crise recente com a pandemia e com a valorização da soja e do milho, insumos utilizados na ração, produtores locais foram forçados a realizar um descarte de aves, mantendo apenas três galinhas por gaiola, espaço que pode alojar de 5 a 6 poedeiras segundo o que preconiza a legislação vigente; mesmo assim a Capital do Ovo ostenta números vultuosos com uma produção diária de 290 ovos por segundo ou 17.400 unidades por minuto, respondendo por 15% da produção nacional e 50% da estadual.

Com espaço ocioso o setor possui capacidade para abrigar 28 milhões aves, devendo alcançar esta marca nos próximos anos. 

Neste cenário onde a avicultura é a força motriz que gira a economia local, a influenza A (H5N1), ou gripe aviária, preocupa o poder público, avicultores, comerciantes e trabalhadores que dependem diretamente ou indiretamente da atividade. 

Diante da expansão da doença que chegou as fronteiras do Brasil no início deste ano, foi criado um grupo de trabalho para avaliar e tomar medidas de precaução contra o vírus que mortal para as aves. 

Na manhã do dia 9 de fevereiro aconteceu na sala de reuniões do Palácio 18 de Julho uma importante reunião onde estiveram presentes o prefeito Manoel Rosa, o prefeito de Iacri Carlos Freire, o prefeito de Tupã Caio Aoqui, o vice-prefeito de Parapuã Milton Mitio Iwayama, representantes de Herculândia, de Quatá, além de secretários, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, avicultores, representantes de sindicatos patronais e de trabalhadores rurais da região. Representando o setor Agropecuário do Estado compareceram, o diretor da Regional da Defesa Agropecuária do Estado José de Barros Vieira, o engenheiro agrônomo Eduardo Yukio Takaki da CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Tupã, o pesquisador do Instituto Biológico e diretor da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Biológico em Bastos, doutor Marcos Roberto Buim. Na ocasião foi debatido o impacto que a doença causaria caso chegasse a atingir o plantel comercial da região, e ações preventivas a serem seguidas pelos municípios da regional de Tupã. 

No dia 9 de março de 2.023 através da portaria nº 7.480/23 de 9 de março de 2.023 o prefeito Manoel Rosa criou o Grupo de Estudos de Prevenção e Controle de Doenças Aviárias no Município de Bastos, tendo em vista a necessidade da execução de planos de prevenção e controle de enfermidades aviárias de interesse econômico e sanitário do Município de Bastos, e afim de contribuir para os planos, nacional e estadual de controle e prevenção da Doença Influenza Aviária. 

No dia 25 de março a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) por meio do seu Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA) com o apoio do Sindicato Rural de Bastos e da Associação Paulista de Avicultura (APA), realizou no auditório do anfiteatro Governador Mário Covas, palestra para o setor produtivo. O médico-veterinário Paulo Roberto Blandino apresentou o Plano Estadual de Sanidade Avícola e destacou as principais ações da Defesa Agropecuária para prevenir a entrada da doença no Estado, e o médico-veterinário Paulo Martins, da Biocamp, apresentou a situação atual da Influenza Aviária nas Américas.

Martins alertou para o fato do Brasil, e consequentemente o estado de São Paulo estarem na rota de aves migratórias,  que são reservatórios naturais do vírus da influenza aviaria, recomendando aos produtores que  evitem visitas de estranhos na granjas e que siga a risca a  obrigatoriedade de instalação de telas nos aviários comerciais, determinação que passou a vigorar no  dia 31 de agosto de 2018 e está contida no artigo 37 C da Instrução Normativa nº 08/2017, da Secretaria de Defesa Agropecuária – SDA, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Ao final do evento os palestrantes, representantes do sindicato rural, avicultores e o médico veterinário da prefeitura Alessandro Fabrício Antônio, que representou o Grupo de Estudos de Prevenção e Controle de Doenças Aviárias no Município, participaram de uma reunião, que definiu três importantes ações a serem desenvolvidas: 

- A primeira foi a realização com auxílio da Secretária Municipal de Saúde, da vacinação dos colaboradores do setor de avicultura contra a influenza humana, que não tem correspondência com a gripe aviaria, porem a ação visa garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. 

- A segunda, que está em curso, foi a realização de um levantamento através dos Agentes da Vigilância em Saúde de aves domésticas (caipiras), existentes na zona rural e urbana de Bastos.

- A terceira ação foi o envio de ofício à secretaria de defesa agropecuária do estado de São Paulo, que já deu aval positivo, solicitando a presença de uma equipe para auxiliar na divulgação de orientação e de ações contra a doença durante a realização da 62ª Festa do Ovo que acontecerá de 12 a 17 de julho no Recinto Permanente de Eventos Kisuke Watanabe.

A Festa do Ovo tem como foco principal a divulgação de equipamentos e de inovações tecnológicas voltadas a avicultura e não conta com exposição de aves vivas, por esta razão não teve qualquer impedimento para realização da edição deste ano.

1066 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura do Município de Bastos - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.