Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 05 de Junho de 2023

Primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa chega ao final e produtores precisam realizar a declaração

Os proprietários também devem comprovar a vacinação de suas bezerras contra brucelose junto ao Serviço Veterinário Estadual

Chegou ao final no último dia 31 de maio a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2023 para os bovinos e bubalinos. Neste ano de 2023 o estado de São Paulo sofreu uma inversão no calendário de vacinação; até no ano passado no mês de maio eram vacinados animais até dois anos, em novembro a vacinação era para todo o rebanho, porém, o Ministério da Agricultura e Abastecimento determinou que todos os estados que não estão livres da doença seguissem o calendário Nacional para não haver divergências. Por esta razão todo o rebanho do Estado recebeu a vacina contra aftosa em maio. Em novembro será a vez dos animais de até dois anos de idade serem imunizados. O produtor rural tem até o dia 07 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho de bovinos e bubalinos e demais espécies (suínos, caprinos, ovinos, equinos e outros), através do sistema informatizado de gestão de defesa vegetal e animal (GEDAVE). A vacinação contra a febre aftosa de outros animais é proibida. Já a vacinação de Brucelose para as fêmeas de três a oito meses de idade, não sofreu alteração e seguirá o mesmo calendário do ano passado. Ocorrendo em duas etapas, a primeira terminou no dia 31. O proprietário dos animais deverá comprovar a vacinação de suas bezerras ao Serviço Veterinário Estadual, no mínimo uma vez por semestre, por meio de atestado emitido por médico veterinário cadastrado.