Obras - Terça-feira, 18 de Julho de 2023

Tem início as obras na área do antigo matadouro de Bastos para a construção de um moderno frigorífico para o abate de bovinos.

De início serão ofertados 60 empregos diretos com o abate de 80 animais por dia

O prefeito Manoel Rosa acompanhado do vice-prefeito Antônio Fernandes e do secretário de Planejamento Rodrigo Murjia estiveram presentes no início dos serviços de limpeza da área do antigo matadouro municipal, desativado a mais de uma década. Através de parceria público-privada está sendo firmada uma concessão de uso da área do Matadouro Municipal, para a implantação de um frigorífico de abate de bovinos e distribuição de carnes no município de Bastos. O processo licitatório com tomada de preços teve início no final de 2020 e caminhou bem até meados do ano passado, quando questões ambientais junto a Cetesb paralisaram o processo, depois de muito trabalho por parte da Secretária de Planejamento o entrave burocrático foi vencido e as licenças foram expedidas no mês passado. A obra contará com uma planta moderna de abate que será edificada pela prefeitura, sendo financiada pela caixa econômica através do FINISA - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, com previsão de entrega para o ano que vem gerando diretamente 60 empregos. “Com uma gestão equilibrada e séria estamos saindo de um sonho para transformar em realidade este empreendimento. A mais de uma década o matadouro foi embargado pelas autoridades sanitárias, devido ao alto custo para a realização das adequações necessárias, a administração da época optou por encerrar as atividades. Agora se Deus quiser, vamos implantar aqui um frigorífico que vai gerar 60 empregos diretos e outros indiretos, abatendo inicialmente 80 animais por dia. No futuro novos investimentos devem ser feitos pelo vencedor da licitação para o processamento do couro, vísceras e ossos, aumentando ainda mais as vagas de trabalho”. Afirmou o prefeito. O secretário de Planejamento Rodrigo Murjia explicou que após estudos foi consenso optar pela demolição da antiga estrutura e a construção de uma planta de processamento nova e moderna. A decisão levou em conta que para adaptar o prédio o município gastaria R$ 300 mil a mais, do que para construir um novo. “Fizemos vários estudos, tinha um projeto antigo onde se pensava em reaproveitar o prédio, porem novos levantamentos concluíram que adaptar a antiga estrutura custaria 300 mil reais a mais, do que demolir e construir um novo. O projeto será dividido em três lotes nesta licitação. O primeiro no valor de R$ 1,6 mil está sendo liberado, mas vale lembrar que após a abertura das propostas o valor deve cair e as sobras serão reaproveitas nas próximas fases. Esta primeira etapa consiste na construção das Fundações e da superestrutura; o segundo passo será a fechamento e a cobertura; e por fim o fechamento interno e o acabamento. Na área externa futuramente também serão construídas lagoas de tratamento”. Explicou o secretário. O vice-prefeito Antônio Fernandes – o Toninho, que foi vereador por várias legislaturas, lembrou que o antigo matadouro foi tema de inúmeros discursos políticos, mas que efetivamente pouco foi feito para sua continuidade, culminando com seu abandono a mais de uma década. Para o vice-prefeito ver o projeto do frigorifico saindo do papel traz muita felicidade e mostra que Bastos está no rumo certo para o desenvolvimento. “Hoje a gente está vendo esse sonho se tornando realidade, eu fico muito feliz com isso, por muitos anos ali na Câmara a gente acompanhou esse local ser palco político, porém, era só conversa e o prédio infelizmente acabou abandonado. O Manoel sempre me falava que tinha o sonho de reativar essa estrutura, para gerar empregos e renda para as pessoas e auxiliar os pequenos produtores rurais que hoje não tem onde comercializar seu gado e precisam vender para atravessadores que ficam com boa parte dos lucros. Acredito que a administração do prefeito Manoel Rosa está no caminho certo do desenvolvimento e da geração de renda. Parabéns ao prefeito, a equipe de trabalho e aos vereadores que votaram favoravelmente ao projeto do frigorífico entendendo sua grandeza”. Disse o vice-prefeito. O prefeito Manoel Rosa explicou que o dinheiro para a obra já está reservado e que após esta fase de limpeza da área, aguarda apenas a empresa vencedora da licitação para início das fundações.