.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A unidade de saúde é a responsável pelos atendimentos de urgência e emergência
Desde o dia primeiro de agosto o Pronto Socorro Municipal Akira Taniguchi de Bastos está atendendo com dois médicos contratados através da empresa de medicina AVIVE Gestão de Serviços Médicos LTDA, visando melhorar o atendimento aos pacientes que aguardam atendimento na classificação de Manchester.
O acolhimento com classificação de Risco por Cores, foi adotado com sucesso pelo Pronto Socorro com o intuito de agilizar o atendimento, organizar a sala de espera e melhorar a eficiência do serviço prestado. Neste sistema de triagem, o paciente passa pela sala de enfermagem onde é aferido todos os seus sinais vitais; pressão, taxa de glicemia, saturação e temperatura. A fim de determinar a gravidade do quadro clínico apresentado e o tempo de espera recomendado. Após a avaliação, o paciente recebe a classificação por cor, de acordo com sua posição na escala de cinco níveis estabelecida pelo sistema.
-Vermelho: emergência, atendimento imediato. Significa risco de morte iminente. (Prioridade 01)
-Laranja: muito urgente e precisa ser atendido o mais rápido possível. Em média, o tempo aceitável de espera nesses casos é de até 10 minutos. (Prioridade 02)
-Amarelo: urgente, necessita avaliação mais detalhada, mas tem condições clínicas de aguardar. O tempo de espera pode chegar a até 1 hora. (Prioridade 03)
-Verde: pouco urgente, pode aguardar assistência médica. Têm um tempo aceitável de espera de até 2 horas. (Prioridade 04)
-Azul: não urgente. São situações em que os pacientes podem aguardar até 240 minutos (4h). (Prioridade 05)
A unidade de saúde é a responsável pelos atendimentos de urgência e emergência, a contratação de mais um profissional foi necessária porque no momento em que chega um paciente necessitando ser assistido inclusive no encaminhamento de alta complexidade para as unidades receptoras, o outro médico dará sequência ao atendimento organizado pela classificação de Manchester minimizando o tempo de espera.
Segundo a Diretora de Atenção Especializada, Vanessa Persigili, apesar de ampliar o atendimento, por se tratar de uma unidade que recebe urgência e emergência, situações que envolvam mais de uma vítima podem vir a acontecer, com os dois profissionais necessitando acompanhar os deslocamentos, e nesta circunstância o atendimento ficara desfalcado, porem estas ocorrências tem menor frequência.
“Foi pensando em melhorar o atendimento à população que a gestão em saúde decidiu acabar com as escalas à distância e deixar mais um médico disponível de segunda a sexta, para prestar esse suporte de transporte, não sendo necessário esperar o profissional vir de outro município para o acompanhamento, ele já vai estar no pronto-socorro. Apesar de todo nosso esforço para manter o atendimento sem atrasos, gostaria de deixar claro que às vezes pode ter uma situação de urgência e emergência de maior proporção e então vamos precisar utilizar os dois médicos que estão no plantão para o encaminhamento as unidades receptoras de vítimas que chegam de acidente ou de algum trauma”. Disse Vanessa.
Sempre buscando um melhor atendimento em abril de 2021 a gestão do prefeito Manoel Rosa já havia realizado a entrega da reforma, ampliação e modernizado do PS. Na oportunidade a Prefeitura também adquiriu um Raio-X digital e implantou o ambulatório de emergência odontológicas. Os leitos de emergência foram ampliados de dois para sete. E um gerador, com capacidade para suprir simultaneamente o PS e o hospital foi instalado para evitar uma eventual interrupção no fornecimento de energia.
Desde então os investimentos não param de acontecer, além do médico extra, novos equipamentos foram adquiridos. Atualmente o Pronto Socorro conta com duas salas de enfermaria equipadas com aparelhos modernos para estabilização dos pacientes que aguardam vagas na Cross, UTI ou para avaliação de algum trauma. Também são mantidos nas salas os medicamentos de extrema necessidade, entre eles sedativos e psicotrópicos, com conferencia diária para que não falte nada, garantindo o atendimento ao paciente e dando condições de trabalho aos enfermeiros e médicos.
Houve a aquisição de novos leitos (camas hospitalares), materiais para intubação orotraqueal, para pacientes com insuficiência respiratória, ou em Parada Cardiorrespiratória (PCR). “ Nós possuímos todos os equipamentos e materiais de intubação de neonato, pediátrico e adulto. Temos, cânulas, lâminas, sistema de vácuo, dispositivo de aspiração de secreções, ventilador mecânico e máscara laríngea que é um dispositivo utilizado para fornecer ventilação de resgate a pacientes inconscientes ou pacientes sem reflexo faríngeo, os enfermeiros do Pronto Socorro de Bastos estão capacitados para a utilização deste equipamento”. Informou Patrícia Alves de Lima Rodrigues Moreira – Coordenadora de Urgência e Emergência do Pronto Socorro.
A equipe da Gestão Municipal de Saúde é a responsável pelos apontamentos nas melhorias a serem realizadas, direcionando os pedidos a gestão municipal que por sua vez avalia e destina os recursos necessários.
“A gestão Municipal de Saúde analisa e aponta as necessidades na contratação de profissionais, na aquisição de insumos e de equipamentos para melhorar o atendimento E aqui vai um agradecimento ao Prefeito Manoel Rosa, sempre que solicitado tem atendido as reivindicações da saúde em prol à população”. Finalizou a Diretora de Atenção Especializada.
Cardiologia
Os profissionais do pronto socorro, contam com uma importante ferramenta de trabalho a Telecardio. Trata-se de uma plataforma que conecta, os médicos de Bastos a médicos cardiologistas através de chamadas de vídeo, conferindo mais segurança ao relatório final no procedimento físico com o paciente.
“O uso desta plataforma nos remete a certeza de que as vidas estão sendo muito mais bem preservadas com um tratamento adequado e mais efetivo, o Telecardio foi implantado aqui no Pronto Socorro desde novembro de 2021. E desde então vem dando mais segurança aos médicos, tanto que eles já prescrevem no prontuário eletrônico esse ECG laudado. Quando o médico tem dúvida especifica em cardiologia, ele pode fazer uma chamada de vídeo ou live com o médico especialista que fica a disposição 24 h por dia. Isso significa que vamos perder menos vidas por conta de cardiopatias, desde que o paciente seja encaminhado ao pronto-socorro a tempo para receber o devido acompanhamento”. Explicou o prefeito Manoel Rosa.
O Telecardio também vem agilizando o encaminhamento dos pacientes para a central de vagas.
“Assim que um caso de infarto da entrada providenciamos o ECG laudado e acionamos a central de vagas que antes era a Cross- Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde , e que hoje chama-se SIRESP - Sistema Informatizado de Regulação do Estado. As vezes a central de vagas só pode o laudo cardíaco para confirmar, mas como o ECG já vem com laudo, o próprio médico do telecardio entra em contato solicitando o encaminhamento. O município de Bastos assim como todos os outros municípios do estado tem acesso ao SIRESP que funciona através da inserção do paciente na regulação que é de responsabilidade do Estado para os encaminhamentos de alta complexidade nas unidades receptoras, no nosso caso, a primeira referência é a Santa Casa I de Tupã, e depois o Hospital das Clínicas de Marília. O nosso pronto-socorro apenas intermediar estas vagas, gostaria de deixar claro que não somos nós que regulamos, não depende do Pronto Socorro de Bastos”. Comentou a Coordenadora de Urgência e Emergência do Pronto Socorro.
Quando o paciente está com algum trauma e não pode ser removido ele é encaminhado para a sala de enfermagem onde através dos equipamentos e do telecardio é realizado o monitoramento, sendo possível avaliar todos os parâmetros. Os leitos também possuem desfibrilador externo automático – DEA e bomba de infusão, equipamento hospitalar fundamental no tratamento dos pacientes, porque ela é responsável por fornecer fluidos, como soro e medicamentos, na dose recomendada pelos médicos.
Outro diferencial do Pronto Socorro está no profissionalismo e na dedicação de sua equipe, que vem recebendo elogios da população e dos gestores.
“Gostaríamos de agradecer os funcionários do Pronto Socorro, pelo profissionalismo, pela dedicação e empenho. É uma equipe maravilhosa, que sempre está passando por treinamentos e capacitação afim de oferecer o melhor atendimento á população. Comentou Vanessa Persigili.
.
.
.
.