Saúde - Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023

Bastos avança na organização do processo de trabalho em relação a doenças crônicas

A meta é o melhoramento continuo no processo de trabalho para poder proporcionar qualidade de vida e de saúde aos pacientes.

Aconteceu no dia 21 de  novembro, na sala de reuniões do Palácio 18 de Junho uma importante reunião que contou com a presença de Ana Maria, Articuladora da Atenção Básica do Departamento Regional de Saúde, o DRS IX de Marília.

Durante o encontro agentes comunitários, enfermeiros e médicos, da Secretaria de Saúde de Bastos discutiram o Plano de Ação, do Processo de Regionalização proposto pelo governo do estado.

Representando a Secretaria de Estado da Saúde, Ana Maria vem atuando como apoio ao implemento da política de atenção básica nos oito municípios da microrregião de Tupã, incluído Bastos.

“Nesse momento a gente está discutindo um processo de regionalização que o Estado traz como proposta, recentemente houve uma oficina da macrorregional em Marília onde todos os gestores participaram como testadores, elaborando o plano de ação, que neste momento está sendo implementado na região, auxiliando na organização do processo de trabalho em relação a doenças crônicas”, detalhou a Articuladora da atenção Básica.

Ana Maria abordou com a equipe a questão do desenvolvimento deste plano de ação, onde cabe a atenção básica, e o melhoramento continuo no processo de trabalho para poder dar conta dos muitos desafios que a saúde tem atualmente.

“Os problemas de saúde no geral são parecidos em todas as regiões de estado, porem a casos em particular, esse processo junto ao município é justamente para poder trabalhar na demanda que surgir” comentou Ana Maria.

Pelos próximos 90 dias, a partir deste alinhamento, as ações serão aplicadas na pratica. Em fevereiro de 2024 a equipe volta a se reunir para avaliar os resultados.

Segundo Sueli Moreira Lino Navarro, Gerente de Atenção Básica da Saúde de Bastos, entre as dificuldades encontradas, estão os atendimentos e o acompanhamento dos pacientes com condições crônicas, especificamente os hipertensos e os diabéticos que se distanciaram das unidades de saúde devido a pandemia.

“Infelizmente em função da pandemia do Covid-19, os atendimentos e acompanhamentos dos pacientes com condições crônicas, sofreu um distanciamento, principalmente no caso dos hipertensos e os diabéticos. Esta reunião, assim como as outras que virão, servirão para ajustar estes atendimentos, possibilitando um melhor acompanhamento”, informou Sueli.

O trabalho da equipe neste primeiro momento estará focado em adequar os cadastros dos pacientes nas unidades de saúde, garantindo o atendimento de acordo com a classificação de risco, em conformidade com as necessidades de cada um, proporcionando qualidade de vida e de saúde.

Outra prioridade do setor de saúde será o registro e atualização dos moradores na área de abrangência de cada unidade de saúde.

A medida se faz necessária uma vez que o Ministério da Saúde utiliza a  base de dados do IBGE, enquanto os  números de cadastrado nas unidades básicas de saúde são realizados pelos próprios agentes comunitários de saúde, quando comparados, os números apresentam uma pequena divergência, por esta razão a Secretaria Municipal de Saúde pede o apoio e a colaboração da  população para que receba os agentes comunitário e apresentem os documentos, CPF, RG , ou cartão do SUS, para estar confirmando a inscrição no serviço municipal de saúde, melhorando assim o banco de dados junto ao Governo Federal, e garantindo a liberação de mais recursos para a saúde no município.