.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
O Combate ao Fumo: uma jornada de escolha e superação
Tudo começou com "só um". Um cigarro, um momento, um teste. O que parecia inofensivo no início, aos poucos, foi se tornando um hábito. E, insidiosamente, a saúde foi sendo colocada em segundo plano. O fumo, uma das principais causas de doenças e mortes evitáveis no mundo, transforma-se de um simples ato em uma dependência complexa, com sérias consequências para o bem-estar físico e mental.
No entanto, a história não precisa terminar aí. Hoje, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, serve como um lembrete poderoso de que é sempre tempo de mudar. Parar de fumar é uma jornada possível e, para muitos, começa com uma simples e poderosa escolha: a de cuidar de si mesmo.
O tabagismo não afeta apenas o fumante, mas também as pessoas ao seu redor, por meio do fumo passivo. As substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro aumentam o risco de doenças cardíacas, respiratórias e câncer para todos, reforçando a importância de um ambiente livre de tabaco.
A decisão de parar de fumar é o primeiro e mais importante passo. A partir daí, o caminho pode ter desafios, mas há diversas ferramentas e apoio disponíveis. Profissionais de saúde, grupos de apoio e programas governamentais oferecem ajuda para superar a dependência.
A mudança de hábitos exige determinação, mas os benefícios são quase imediatos. Em poucas horas, a pressão arterial e a frequência cardíaca voltam ao normal. Em algumas semanas, a função pulmonar melhora. E, a longo prazo, o risco de doenças graves como infartos, derrames e diversos tipos de câncer diminui significativamente.
Este 29 de agosto é mais do que uma data no calendário; é um convite à reflexão. Um convite para dar o primeiro passo em direção a um futuro mais saudável, mais longo e com mais qualidade de vida. Seu corpo e seu futuro agradecem.
.
.
.
.