Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 19 de Abril de 2018

Bastos, Iacri e BRATAC se unem para recuperação do Córrego da Sede

Iniciativa busca proteger o córrego

Bastos, Iacri e BRATAC se unem para recuperação do Córrego da Sede

Os municípios de Bastos e Iacri juntamente com a BRATAC se uniram para darem início a um trabalho de recuperação do Córrego da Sede. Esse trabalho de recuperação deverá ser trabalhado em três frentes: a conservação de solo da bacia de contribuição do trecho em recuperação, plantio de arvores e isolamento de nascentes e APPs.

O córrego da Sede mais conhecido como Ribeirão da Sede, nasce no município de Iacri, na Fazenda Alvorada, próxima ao espigão divisor dos rios Aguapeí e Peixe, pertencendo à bacia hidrográfica do Peixe. O Córrego da Sede, percorre aproximadamente 20km de sua nascente inicial até desaguar no Rio do Peixe, na divisa dos municípios de Bastos e Rancharia. Destes 20km, 3,2 km são no município de Iacri e o município de Bastos fica com 15,4 km.

Da divisa dos municípios Bastos/Iacri até a BRATAC, são aproximadamente 4km de extensão e neste trecho possuem 6 nascentes, assim como o município Iacri.

Este córrego é de importância fundamental para a cidade, pois várias empresas despejam em seu leito os efluentes tratados oriundos de suas atividades.

Uma dessas empresas, e a mais antiga delas, a Fiação de Seda BRATAC, grande produtora e exportadora de fios de seda, há tempos faz o monitoramento da vazão do córrego. A água captada do córrego é utilizada como insumo para a produção dos fios, obtendo produtos com excelência no mercado interno e externo.

Neste monitoramento, a BRATAC verificou uma queda acentuada da vazão, podendo afetar sua produção e consequentemente a economia e a geração de emprego da região. Em função disso os municípios de Iacri, Bastos e a BRATAC, se uniram para a recuperação do Córrego da Sede.