.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 16:00.

Saúde - Sexta-feira, 16 de Agosto de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Em alerta de sarampo, Bastos já se previne!

A única maneira de prevenção é a vacina. Então não deixe de tomar as doses necessárias!


Em alerta de sarampo, Bastos já se previne!

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natura viral, grave e contagiosa. Com isso, neste sábado (17) as unidades de saúde de Bastos estarão abertas para Vacina de Tríplice Viral - SCR das 8h às 17h. Até o mês de maio, o Estado de São Paulo registrou 36 casos confirmados de sarampo, sendo 11 deles com referência de internação e quadro em profissionais de saúde.

A vacina Tríplice Viral impede o contágio não só do sarampo, mas também de outras doenças como, a caxumba e a rubéola, ela é a única forma de prevenir a ocorrência destas doenças na população.

Esta vacina é indicada no Brasil para crianças a partir dos 12 meses de idade, que devem recebê-la em dose única. Além da proteção em crianças, esta vacina está indicada em todos os indivíduos, especialmente mulheres em idade fértil, pela proteção contra a rubéola congênita.

Em caso de prevenção a vacina não é realizada durante a gestação devido ao risco teórico de vacinas de vírus vivos sobre a embriogênese.  Ainda assim, não há nenhum efeito adverso atribuído à vacina contra o sarampo após a vacinação na gestação, porém é recomendável evitar a gravidez durante um mês após a vacinação.

É importante que o esquema vacinal esteja completo e devidamente registrado em caderneta de vacinação.

Para bebês, entre seis meses e 11 meses de idade deve ser aplicado a vacina SCR, mas essa dose NÃO será considerada válida para o esquema de rotina. As doses devem ser aplicadas em duas etapas. A criança deverá receber novamente a vacina, a primeira, é aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses.

Quem tem entre um e 29 anos também deve tomar duas doses, sendo que a segunda deve ser num prazo de até 30 dias após a primeira aplicação. Quem tem entre 30 e 40 anos só precisa de uma injeção para se imunizar.

Os principais sintomas são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. Sua transmissão acontece de pessoa para pessoa, através de secreção expelidas pelo individuo doente ao tossir, falar ou respirar.

A única maneira de prevenção é a vacina. Então não deixe de tomar as doses necessárias!

486 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura do Município de Bastos - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.