Saúde - Sexta-feira, 20 de Março de 2020

Coronavírus não é brincadeira!

Coronavírus - informa-se pelas nossas Redes Socais

Coronavírus não é brincadeira!

A doença que leva o nome de Coronavírus ou Covid-19 vem de uma família de vírus que provoca infecções respiratórias. No momento, o mundo passa por uma pandemia do novo vírus, que teve início em 31 de dezembro de 2019 na China e passou a ser transmitido pelo mundo todo.

O vírus causador da Covid-19 pode se propagar por meio de gotículas do nariz ou da boca via tosse ou espirro. Ainda há estudos que avaliam se a doença pode ou não ser transmitida pelo ar. Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado e em alguns casos, podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os sintomas mais comuns são tosse, cansaço e dor de garganta. Já os sintomas mais graves são febre alta e insuficiência respiratória aguda. Se você apresenta os sintomas mais comuns não precisa necessariamente ir ao hospital, ficar de repouso em casa é um grande avanço. É recomendado que só vá à uma unidade de saúde quem apresentar os sintomas mais graves, como dificuldade para respirar.

Com o avanço do novo coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou recomendações que as autoridades e a população em geral devem adotar de agora em diante. Como por exemplo: Uso de álcool em gel em serviços públicos e privados, toalhas de papel também devem estar disponíveis, aumento na frequência de limpeza de locais onde muita gente coloca as mãos corriqueiramente (maçanetas e corrimãos). Evite grandes aglomerações, as medidas de higiene precisam ser redobradas, lave as mãos com regularidade, passe álcool em gel, evite apertos de mãos e abraços.

Assim como em várias outras cidades, Bastos também está se prevenindo desse vírus, desde o dia 17 de março vários locais estão fechados, o Centro de Convivência do Idoso, o Museu Saburo Yamanaka e o Centro Cultura Tsuya Ohno Kimura onde estão inclusos o Anfiteatro Governador Mário Covas e a Biblioteca Municipal.  Com ordem da Secretaria do Estado de Educação as atividades nas escolas estaduais e municipais estarão totalmente suspensas até que ocorra uma nova determinação.

Seguindo as normas municipais de contenção desta doença, a Prefeitura de Bastos está adotando também um novo horário de atendimento que será das 08 ao 12 para atendimento ao público, os serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social como CREAS e CRAS passaram a ter os atendimentos individuais, a Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Trabalho junto com o PAT, irá restringir os atendimentos e passará atender apenas pessoas de Bastos, para evitar aglomerações, as aulas esportivas oferecidas pela Secretaria de Esporte, estarão suspensas por tempo indeterminado, e todos os servidores acima de 60 anos foram dispensados por serem grupos de risco.

Se você tem dúvidas sobre o COVID-19, acompanhe as redes sociais da Prefeitura de Bastos e fique informado sobre a real situação.

Prefeitura de Bastos – Realizando Sonhos