Patrimônio público de Bastos tem sido alvo constante de furtos e vandalismo

Assuntos Jurídicos - Terça-feira, 06 de Setembro de 2022


Patrimônio público de Bastos tem sido alvo constante de furtos e vandalismo

Na manhã desta segunda-feira (05/09), ao chegarem para o início da jornada de trabalho os funcionários do CAPS, localizado na Rua Ademar de Barros, 530, perceberam que o prédio havia sido invadido,  ao realizar uma vistoria, constataram o furto de alguns quilos de carnes, utilizadas nas aulas de culinária dos assistidos e da aparelhagem de som utilizada nos eventos da entidade. Os meliantes quebraram vários objetos, entre eles algumas garrafas de café e na fuga abandonaram um par de chinelos no local. 
Estes casos tem sido recorrentes, desde o início do ano, por exemplo, já furtaram fiação, lâmpadas, torneiras da EMEIF Márcia Nuti Molina. Nem a tampa do bueiro em frente a escola escapou dos criminosos. 
Na creche Antério Fernandes, localizada no Novo Bastos, arrombar as portas, sem conseguir levar nada, deixaram um  rastro de destruição e prejuízos para a trás.
Da Creche da ABAI, na Rua General Osório, 1006, foram furtadas 25 lâmpadas. 
Na creche Pro Infância, no Conjunto Habitacional Novo Bastos, paredes foram destruídas e registros, válvulas de descarga, sacos de cimento e material de serviço dos pedreiros formam levados.
No prolongamento da Avenida 18 de junho, o cabeamento da iluminação já foi furtado por três vezes. Próximo à recém-inaugurada passarela, também na Avenida 18 de junho, as grades das bocas de lobo desapareceram, inclusive colocando em risco quem transita pelo local.
Banheiros públicos das praças da cidade são constantemente vandalizados; com pias, torneiras, espelhos, pedras de mármore,  portas, entre outros objetos, sendo quebrados ou furtados. 
O maior prejuízo ocorreu no Ginásio de esportes da Avenida Gaspar Ricardo, onde toda a fiação do transformador da área externa, até os pontos de distribuição foram subtraídos. Por ser um sistema antigo, além da reposição dos cabos a prefeitura foi obrigada a adequar a rede, as novas normas da ABNT, sendo necessário um investimento de 100 mil reais para restabelecer a energia elétrica.
A situação aliada as ações criminosas contra a população levou o prefeito Manoel Rosa, juntamente com outros prefeitos da região a entregarem pessoalmente, no início do mês de Agosto, ao coronel Hudson Covolan, responsável pelo Comando de Policiamento do interior 4 (CPI-4), um documento, reivindicando aumento de efetivo policial em todas as cidades atendidas pela 2º CIA da PM, disponibilidade de mais viaturas nas ruas e ações ostensivas da Polícia Militar, atenuado o número de furtos e roubos.
O prefeito Manoel Rosa lamentou os prejuízos causados pelos criminosos no município de Bastos.
“As reincidências dos casos de furto e roubo em nosso município, tem nos deixado preocupados, e tem feito à prefeitura gastar um dinheiro desnecessário na reposição de materiais. Isso nos entristece muito. Mais de 350 mil reais estão sendo investidos para repor o material furtado neste ano. Todo esse dinheiro poderia estar sendo investido em novas obras, até na compra de medicamentos, no combustível para as ambulâncias. Estamos cobrando um maior empenho da policia militar e da policia civil,  e pedindo ao cidadão de bem, que também faça a sua parte, denunciando de forma anônima, quem esta cometendo estes crimes e  quem  esta comprando este material. Também estamos investindo em câmeras de monitoramento para auxiliar na identificação de quem comete crimes em Bastos”. Disse o prefeito.

Prefeitura do Município


Bastos