A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que já foi prorrogada, termina na próxima sexta-feira, dia 30 de setembro com cobertura vacinal muito abaixo do esperado em todo o País.
Das 14,3 milhões de crianças na faixa etária entre seis meses e 5 anos incompletos, cerca de 7 milhões ainda não concluíram o esquema básico, tomando as três doses previstas, ou não receberam a gotinha de reforço contra a paralisia infantil, portanto, pouco mais da metade do público-alvo foi imunizado.
Em Bastos os pais têm aderido à campanha e as equipes de saúde tem se empenhado em realizar busca ativa em domicílios da cidade e da zona rural pelos faltosos.
Das 1.060 crianças, de 1 a 5 anos incompletos no município, 983 já receberam a vacina, quase 93% do publico alvo. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é atingir os 95% estipulado pelo Ministério da Saúde.
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais, mas é prevenível por vacina.
O Brasil recebeu a certificação de eliminação da poliomielite em 1994, mas devido o vírus ainda circular por vários países e a cobertura vacinal estar abaixo do recomendado, as autoridades temem a volta da doença.
Se você não vacinou seu filho, ainda a tempo, procure uma unidade de saúde próxima a sua casa até sexta-feira, dia 30 de setembro.
Bastos