A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022, prorrogada por duas vezes devido à baixa adesão, termina no dia 30. Até o momento, pouco mais da metade das crianças entre um e menores de cinco anos foram imunizadas contra a pólio. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde era de vacinar 95% da população-alvo.
Bastos é exceção à regra, a vigilância em Saúde e a Secretaria de Saúde do município, conseguiram superar a meta de cobertura, porém, prosseguem com a vacinação e com as buscas ativas para alcançar os 100%.
Os pais e responsáveis que ainda não levaram o filho (a) para receber a vacina têm até o dia 30 para procurar uma das unidades de saúde que estão atendendo das 7h00 às 17h00 de segunda a sexta-feira. Quem está tendo dificuldade com relação ao horário pode entrar em contato com a coordenadora da sua unidade de saúde para combinar um horário.
Para garantir maior abrangência os servidores da saúde de Bastos têm trabalhado em horários especiais; depois das 17h00 comparecem em domicílio quando necessário, principalmente na zona rural. Durante toda a campanha a Secretaria de Saúde adotou estratégias diferentes de acordo com cada região da cidade para que as crianças conseguissem receber a Gotinha. O trabalho deu resultado e 1.045 crianças foram vacinadas, o que corresponde a 98.30% dessa população.
A poliomielite foi erradicada no Brasil por conta da vacinação, o último caso de paralisia infantil foi registrado em 1989, por isso é muito importante continuar com a prevenção para evitar que as nossas crianças sejam atingidas novamente por esse vírus que ainda circula em vários países. O Brasil recebe diariamente muitos estrangeiros, sem uma cobertura adequada o país corre o risco de ter o vírus reintroduzido.
Bastos