Bastos deu início as castrações de cães e gatos que estão sendo realizadas através da Policlínica Veterinária, do médico veterinário Franscismar Peretti, vencedor da licitação que foi aberta para este fim.
Ainda é possível cadastrar seu animal, quem tiver interesse deve entrar em contato com a Vigilância em Saúde, localizada na Avenida 18 de junho - nº 162. Telefone para contato é o 14 3478-2507. Após o cadastro é feita visita pelos Gerentes de Endemias e Zoonoses na residência para avaliar o animal e confirmar se a família atendida se enquadra nas condições de maior vulnerabilidade, critério para participar do programa.
Após a aprovação é definida a data da cirurgia, o proprietário deverá encaminhar o animal a clínica um dia antes, após o procedimento, ele permanecerá internado na clínica até passar o efeito da anestesia e receber a alta. Ao retirar seus animais, os donos recebem orientações de como proceder na recuperação, no uso de medicação e de cones ou roupinhas pós-cirúrgicas que devem ser utilizados na fase de recuperação.
O programa de castração adotado pelo poder público é inédito em Bastos. Além dos cuidados essenciais, a castração evita muitos problemas, principalmente o câncer de mama nas fêmeas e infecções uterinas, dando uma condição de vida, de saúde e uma perspectiva maior de vida ao animal. Outro fator importante é o controle populacional, cadelas e gatas criando sem controle acabam gerando problemas de saúde pública, abandono e maus tratos.
Dois lotes de 10 animais serão castrados por semana, a prioridade neste início está sendo dada aos animais de ruas e os pertencentes às famílias em maior vulnerabilidade social.
Durante a cirurgia os animais anestesiados também estarão recebendo um microchip (pequeno dispositivo tecnológico do tamanho de um grão de arroz) que será aplicado no dorso do animal, o dispositivo tem um número semelhante ao RG que será cadastrado junto à Vigilância em Saúde e repassado ao proprietário do animal.
Caso este animal seja localizado solto pelas ruas os funcionários da Vigilância com auxílio de um leitor terão acesso ao número e ao cadastro do animal, endereço e telefone do proprietário.
Através do número do chip também será possível identificar no futuro os animais que escaparam ou estão soltos de forma deliberada e cobrar a guarda responsável do proprietário.
O projeto foi possível graças ao contato feito pela Vereadora Ivanessa Castro, com o deputado Bruno Galeno, que através de emenda liberou 50 mil dos recursos do orçamento do estado, este aporte financeiro possibilitou a abertura de uma licitação para realizar estas 240 castrações.
O prefeito Manoel Rosa informou que este projeto terá continuidade em 2023 com novos investimentos, demandas, tratamentos, cirurgias e atendimento para a população de cães e gatos.
Bastos