Desde 2009 o município de Bastos sonhava com o asfaltamento da vicinal BAS-050, o projeto foi prometido, mas não chegou ser finalizado naquele ano. Em 2018 um convênio foi celebrado para o trecho de Bastos, mas o valor liberado foi pequeno e a obra não aconteceu.
Agora com empenho do prefeito de Bastos contando com o apoio do prefeito de Parapuã, do prefeito de Rinópolis e do trabalho desenvolvido pelo deputado estadual Reinaldo Alguz, houve consenso para a realização da obra e um acordo foi firmado com o Secretário de Logística e Transporte, João Octaviano Machado Neto, com o superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Édson Caran e com o Governado Rodrigo Garcia, possibilitando que o trecho fosse contemplado na fase 07 do “Programa Novas Vicinais”.
O perímetro pertencente a Bastos possui 2.8 Km e passa pelos Pesqueiros Oura, e do Pedrão, seguindo para Parapuã e na sequencia chegando a Rinópolis, totalizando aproximadamente 23 km, com investimento de pouco mais de 51 milhões de reais.
No início desta semana representantes do DER estiveram em Bastos para discutir com o prefeito o início da obra e a parte que cabe ao município como: remoção de postes de energia e telefonia, retirada de vegetação, entre outras necessidades.
A fim de adiantar este processo nesta quarta-feira (07) o prefeito Manoel Rosa esteve em Presidente Prudente onde participou de uma reunião com representantes da Energisa para dar início ao estudo da remoção dos postes da Companhia.
A expectativa é de que entre 90 a 120 dias as máquinas estejam iniciando efetivamente as obras. A empresa “Construtora Misorelli Palmieri Ltda” de São Paulo foi a vencedora da licitação
Bastos