Prefeito cumpriu agenda em Brasília e São Paulo em busca de recursos para Bastos

Serviços Urbanos - Quarta-feira, 01 de Março de 2023


Prefeito cumpriu agenda em Brasília e São Paulo em busca de recursos para Bastos

Na primeira quinzena de Fevereiro o prefeito Manoel Rosa esteve em Brasília onde havia agendado audiências com deputados, senadores  e órgãos do governo federal. 

Junto aos Senadores e Deputados o chefe do executivo bastense apresentou a necessidade dos investimentos para Bastos em 2023 nas diversas áreas de atuação: saúde, educação, assistência, meio ambiente e infraestrutura da cidade, visando as emendas impositivas para o orçamento da união. 

Neste ano os deputados federais têm o direito de indicar  até 32 milhões em emendas impositivas e os senadores 60 milhões.  

Na oportunidade o prefeito esteve com os Senadores Alexandre Luiz Giordano  e Mara  Gabrilli,  entre outros políticos  que  mantem  parcerias  com o município  e receberam uma boa votação em Bastos. 

Junto ao deputado Fausto Pinato, o prefeito também apresentou a situação de risco que o Brasil vive com a possibilidade da influenza aviária (gripe aviária) atingir e dizimar o plantel brasileiro, incluindo o de Bastos e solicitou audiência com o Ministro da Agricultura  e com o Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, para que juntos  possam discutir a securitização dos planteis, medidas de segurança , higiene , sanidade animal , manutenção da renda dos avicultores, do pleno emprego dos trabalhadores da avicultura  e qual o caminho seguro para a atividade no Brasil. Também  solicitou a  possibilidade de uma audiência dos avicultores de Bastos na comissão de agricultura da Câmara dos Deputados para que apresentem para governo federal, autoridades do legislativo e executivo, a preocupação com a avicultura de postura. 

Em São Paulo o prefeito realizou contatos políticos com os deputados estaduais, entre eles o deputado Vinicius Camarinha  um grande parceiro de Bastos e representante da região junto a Assembleia Legislativa.

Na Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, apresentou ao titular da pasta Roberto de Lucena, um pedido da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento  para que a prefeitura  possa receber durante este ano, nos eventos promovidos pela municipalidade, uma  ajuda na contratação da estrutura a exemplo da celebração do  Natal dos Sonhos que aconteceu no final do ano. E solicitou uma audiência para discutir a demanda do crescimento turístico de Bastos nos próximos anos especialmente para saber até onde a cidade pode ir nessa luta diária de transformação em município de interesse turístico.

Na passagem pela CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, o prefeito tratou da construção das 76 unidades habitacionais que serão edificadas na antiga Colônia da Bratac, próximo ao jardim Santa Luzia, para abrigar os moradores da área de risco conhecida por Beira Rio. E do projeto habitacional da zona norte que receberá um novo loteamento com 255 lotes. 

No SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a conversa foi com o  diretor- superintendente  Marco Vinholi, sobre traçar uma  estratégia de desenvolvimento da economia do municio para os próximos anos.

“Em 2028 Bastos completa 100 anos, a discussão agora é qual a cidade que os bastenses gostariam de ter para morar no nosso centenário? Qual a cidade que queremos ter? Para isso, precisamos construir esta cidade a partir de agora, no turismo, no desenvolvimento econômico, na saúde, na segurança , na assistência , no meio ambiente ,  na agricultura  e no planejamento estratégico.  Nesta visita pedimos  apoio do Sebrae para que seja parceiro nesta empreitada, atuando na contratação de  serviços  de especialistas para discutir o que é o município hoje e quais são os caminhos seguros para o desenvolvimento na próxima década. Se conseguirmos chegar  a  este ponto  será  possível deixar até o final do nosso mandato  toda uma legislação aprovada, onde todos os prefeito que nos  sucederem, incluindo nós mesmos,  também  seguiremos  essa linha de desenvolvimento  para  que  a cidade possa viver  absolutamente dentro do planejamento que for estabelecido. As grandes cidades chegaram a um grande desenvolvimento quando tiveram a coragem de fazer essa discussão interna, onde  as forças representantes da  comunidade sentam, discutem, divergem muitas  coisas mas convergem na grande maioria direcionando a  cidade para o desenvolvimento”. Comentou o prefeito Manoel Rosa. 

O bom relacionamento mantido em Brasília e São Paulo vem possibilitando ao prefeito Manoel Rosa, importantes conquistas para a população bastense, a qual sempre aponta como prioridade nas ações desenvolvidas por sua administração.

Prefeitura do Município


Bastos