No sábado, dia 28, aconteceu a cerimonia de conclusão dos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente.
O programa foi criado para apoiar os Estados e os Municípios no processo de formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), cumprindo o compromisso do governo federal em aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a atribuição conferida pela Constituição Federal de 1988, no artigo 200, inciso III, que compete ao SUS ordenar a formação de Recursos Humanos na área da saúde, o Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), instituiu o Programa Saúde com Agente – programa de formação técnica dos ACS e ACE, pela Portaria MS nº 3.241 de 07 de dezembro de 2020.
Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).
A adesão de Municípios ao programa no território brasileiro foi de 97%, com 200 mil estudantes matriculados nos dois Cursos Técnicos; 4400 tutores e supervisores de tutores; e 11000 preceptores e supervisores de preceptoria.
Além da oferta dos dois Cursos Técnicos, foi oferecida formação continuada para tutores e preceptores através de um Curso de Extensão. Outro destaque foi a realização de uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos Agentes de Saúde em todo o país.
O Programa Saúde com Agente busca fortalecer o Sistema Único de Saúde, em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.
Em Bastos vinte e dois alunos receberam seus certificados de conclusão de curso e estão aptos a aplicar o conhecimento adquirido em suas vidas profissionais.
Bastos