Dengue e Chikungunya: Novo Boletim

Saúde - Sexta-feira, 12 de Setembro de 2025


Dengue e Chikungunya: Novo Boletim

A Secretaria de Saúde de Bastos divulgou, nesta quinta-feira (11/09), um novo boletim epidemiológico que mostra um aumento nos casos de dengue e chikungunya na cidade. O documento, atualizado em 11 de setembro de 2025, serve como um alerta para a população reforçar os cuidados e combater o mosquito Aedes aegypti transmissor das duas doenças.

 

De acordo com o boletim, a dengue registrou 483 casos notificados, dos quais 114 foram confirmados. Já a chikungunya teve 59 casos notificados, com 17 resultados positivos. Apesar dos números, a boa notícia é que nenhum óbito foi registrado em decorrência das enfermidades.

 

Apesar da ausência de mortes, o número de casos confirmados aponta para a necessidade de atenção contínua e redobrada por parte dos moradores. O combate ao mosquito é uma responsabilidade de todos e o poder público reforça o apelo à população para que mantenha os cuidados diários.

 

Ações de Prevenção: O Cuidado Precisa Continuar

 

A melhor forma de combater a dengue e a chikungunya é a prevenção. A Secretaria de Saúde orienta que os moradores de Bastos sigam algumas medidas simples, mas extremamente eficazes, para eliminar os focos do mosquito. São elas:

 

Elimine focos de água parada: recipientes como vasos de plantas, garrafas e pneus devem ser esvaziados e guardados em local coberto.

Limpe calhas e caixas d’água: mantenha-as sempre limpas e bem vedadas.

Não deixe recipientes acumulando água no quintal: vire baldes e potes de cabeça para baixo e descarte o lixo em local adequado.

 

O Aedes aegypti se reproduz em água limpa e parada. Por isso, a vistoria regular em quintais e áreas externas é de suma importância para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, a transmissão das doenças. A conscientização e o esforço conjunto da comunidade são essenciais para manter a cidade segura e saudável.

Prefeitura do Município


Bastos