Por um 2020 sem dengue

Saúde - Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019


Por um 2020 sem dengue

Para ter uma ótima festa de fim de ano e começar o ano bem, que tal cuidar do seu quintal e se manter longe dos mosquitos da dengue?

A dengue é um assunto sério que vem crescendo cada vez mais em nosso país, e não importa a época do ano temos sempre que combatê-la, e sozinho não conseguimos. Por isso contamos com a ajuda de todos para cuidarmos da nossa cidade e manter ela cada vez mais limpa.

O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Então para prevenção do mosquito podemos evitar acumulo de água em latas e em qualquer outro objeto, as caixas d’agua e outros recipientes usados para armazenar o liquido devem ser fechadas.

Os sintomas mais comuns são a dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta, dor nos músculos, dor nas juntas, manchas vermelhas por todo o corpo, falta de apetite, fraqueza e, em alguns casos, sangramento da gengiva e do nariz.

A preocupação se deve ao fato de janeiro e fevereiro serem os meses de pico de infestação do mosquito devido ao calor e também das chuvas frequentes. Por isso temos que começar desde já a nos prevenir, e não deixar os mosquitos nascerem.

Não há um tratamento específico para a dengue, o próprio organismo gera uma reação de defesa para livrar-se da doença. A internação é necessária nos casos graves.

Prefeitura do Município


Bastos