Manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para a saúde

Saúde - Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019


Manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para a saúde

Seguir rigorosamente o calendário vacinal e manter a carteira de vacinação atualizada é muito importante em todas as idades, não só para se proteger de doenças que são facilmente evitáveis, mas também para prevenir aquelas que são consideradas graves e podem levar a morte.

É de extrema importância guardar a carteirinha com cuidado. Quem a perdeu pode recuperar o registro indo até o posto de saúde da sua unidade. Mas lembre-se, a caderneta de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, por isso deve ser guardada junto aos demais documentos pessoais.

As vacinas são uma das ferramentas mais eficazes no combate a agentes infecciosos. Ela nos fornece os anticorpos necessários para evitar que a doença aconteça e se desenvolva, proporcionando uma maior proteção.

Precisamos fazer a nossa parte e manter sempre nossa carteira de vacinação em dia, independentemente da idade. Caso tenha dúvidas se já tomou todas as doses necessárias, ou se ainda falta alguma vacina, procure orientação no posto de saúde mais próximo de sua casa, pois é preciso tomar cuidado e nos conscientizar para não deixarmos nossa saúde em segundo plano.

Prefeitura do Município


Bastos